Caxias do Sul

Serviços de Saúde de Caxias do Sul sofrem alterações nesta quinta devido às chuvas

Secretaria da Saúde orienta que a população evite procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) antes das 9h30. A UBS Vila Cristina não terá expediente sob risco de alagamento

Foto: Secretaria da Saúde / Banco de Dados
Foto: Secretaria da Saúde / Banco de Dados

A Prefeitura de Caxias do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou ajustes nos serviços de saúde para esta quinta-feira (02), em decorrência dos danos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. As medidas foram tomadas visando garantir a segurança tanto dos pacientes quanto das equipes, em face das condições climáticas adversas.

A SMS recomenda à população que, excepcionalmente neste dia, evite procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) antes das 9h30. Devido ao elevado volume de chuva, as primeiras horas da manhã serão destinadas à limpeza em grande parte dos prédios. Além disso, as equipes estarão operando com número reduzido devido a dificuldades de deslocamento e à situação de servidores cujas residências foram afetadas. Contudo, casos urgentes que buscarem atendimento nas UBSs antes das 9h30 serão atendidos.

Outros serviços, como o CAPS Aquarela e o CAPS Cidadania, também devem iniciar os atendimentos por volta das 9h30, pelos mesmos motivos.

A UBS Vila Cristina não funcionará, pois ainda há risco de alagamento devido à cheia de arroios próximos, além de servidores desalojados. A Farmácia Itinerante, que estava programada para operar nesta UBS, foi cancelada.

Durante o transcorrer da quinta-feira (02), a SMS informará sobre eventuais outras alterações no funcionamento dos serviços, a depender das condições climáticas e das condições das vias e edificações nas proximidades.

Adicionalmente, o transporte de pacientes e acompanhantes que tinham consultas ou exames agendados em Porto Alegre foi suspenso nesta quinta e sexta-feira (02 e 03) devido a bloqueios nas estradas. Os pacientes foram devidamente informados sobre essa medida.

Considerando o cenário atual em Caxias do Sul e região, todos os funcionários do SAMU estão em estado de alerta para atender a eventualidades, inclusive a equipe capacitada para intervenções aeromédicas.