Bento Gonçalves

Serviço de Assistência Jurídica Gratuita é oferecida pela UCS Bento

serviço
Foto: Paula Larentis

Prestado de forma gratuita à população com restrições financeiras, o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (Saju), promove, ao mesmo tempo, a vivência prática da advocacia aos alunos e o acolhimento social àqueles que não têm condições de arcar com o custo de um profissional.

De acordo com o coordenador do serviço, professor Paulo Francisco Mossi, ”é uma maneira de inserir os alunos no mercado de trabalho, e isso acaba se transformando em retorno para a sociedade”. Ele e outros seis docentes revezam-se na orientação aos alunos, acadêmicos do oitavo semestre em diante, no atendimento aos casos que chegam ao Saju.

Em 2021, o serviço prestou assistência a 2.413 pessoas, resultando em 266 petições e 66 ações ajuizadas. os casos que se transformam em processos ganham sequência em audiências no Fórum. No ano passado, foram 36 delas, sendo 25 com composição de lide, ou seja, resolução de conflitos conforme a vontade da lei.

Os alunos também frequentam o espaço, na companhia de professores, para acompanhar o andamento dos autos. ”Nós estamos colocando no mercado profissionais com experiência, o que é uma exigência do mercado. Todos saem da universidade sabendo atender pessoas, manusear um processo, peticionar e ir ao Fórum entendendo seu funcionamento”, destaca Mossi.

O Saju foi instituído pela UCS em 1992 e, para ter acesso ao serviço, a renda de quem o procura não pode ultrapassar dois salários mínimos e meio (R$3.030,00). O Saju atende de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, exclusivamente sob agendamento, pelos telefones (54) 3449-5211 ou (54) 99985-3689.