Está em tramitação na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, o projeto de lei n° 41/2021, que se aprovado autoriza o município a ceder um terreno localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, no bairro Planalto, para a construção de uma nova unidade policial. As tratativas foram iniciadas após uma reunião ainda no último mês de abril entre o prefeito Diogo Siqueira e o Governo Estadual.
O local englobaria tanto a 1°a Delegacia de Polícia, quanto a 2°a DP e também a DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento), ambas situadas atualmente anexas ao prédio do antigo Presídio Estadual, situado na Rua Assis Brasil, centro da cidade. Além destas delegacias, a nova unidade de polícia do bairro Planalto englobaria também a sede da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), esta atualmente situada na Rua Félix da Cunha, também no centro da cidade.
O terreno da avenida Presidente Costa e Silva foi escolhido estrategicamente após demandas das delegacias locais e vai oferecer uma melhor estrutura. A centralização das delegacias é um dos projetos contidos no Master Plan do Bento + 20, que estipula metas para o município nos próximos 20 anos organizado por representantes da Sociedade Civil e apresentado nesta semana na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves pelo presidente do Bento + 20, Milton Milan.
A previsão de construção para a nova sede policial em Bento Gonçalves é até 2025 e deve ser realizada através de uma parceria entre município e governo do estado. No caso de aprovada, a tendência é que a estrutura onde estão situadas hoje as atuais delegacias, cujo os terrenos são pertencentes ao estado, sejam doadas ao município como uma forma de troca pelo terreno do bairro Planalto.
“As estruturas atuais das delegacias já apresentam um certo desgaste por se tratarem de prédios antigos. Nas novas instalações serão prédios novos para trazer maior facilidade também a toda comunidade que necessita dos serviços da polícia civil e também possibilitar melhores condições de trabalho aos profissionais da segurança”, destacou o Secretário de Segurança de Bento Gonçalves, Tenente-Coronel Paulo Cezar de Carvalho.