O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e a Embrapa Pecuária Sul assinaram nesta quinta-feira, 1° de setembro, Protocolo de Intenção para criação do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológico do Senar-RS. O evento ocorreu na sede do Senar-RS na Expointer.
O protocolo, segundo o Coordenador de Apoio Estratégico do Senar-RS, Umberto Moraes, prevê cedência de uma área da Embrapa ao Senar-RS no município de Hulha Negra, na região da campanha do Rio Grande do Sul.
O Centro de Treinamento e Difusão Tecnológico, que ainda não tem data definida de inauguração, é voltado para capacitações de produtores, trabalhadores e técnicos por meio de cursos que abordam principalmente questões de mecanização agrícola.
“A ideia é que o espaço permita o aprendizado através da teoria e da prática. Portanto, contaremos com equipamentos para manutenção, como motores, sistemas elétricos e de transmissão”, explica Umberto Moraes.
Leia mais: Produtores caxienses são premiados na Expointer 2022
Evento na Expointer marca lançamento da Mostra Flores da Cunha e Feira Agroshow
Enoturismo entre Brasil e Uruguai é debatido na Expointer
O Senar-RS é uma instituição responsável por criar e promover ações de formação profissional e atividades de promoção social dirigidas às famílias rurais, a fim de contribuir na profissionalização, integração na sociedade e melhoria da qualidade de vida desse público. Entre suas várias ações, estão programas de treinamento e cursos de capacitação profissional que aperfeiçoam e promovem a melhoria de renda, palestras e cursos que resultam em qualidade de vida, além de ações que promovem aprendizado, informação, lazer e bem-estar para mais de 100 mil pessoas por ano no Rio Grande do Sul. Todo o conhecimento oferecido pelo Senar-RS é ministrado por uma grande equipe técnica de profissionais que está sempre em constante atualização de conteúdos para transmitir as novas tecnologias ao público rural.
As oportunidades de conhecimento e qualificação gratuitas que o Senar-RS oferece estão, em cada município gaúcho, disponíveis por meio dos sindicatos rurais e sindicatos de trabalhadores rurais parceiros. Criado em 15 de abril de 1993, o Senar-RS é uma das entidades que compõe o Sistema Farsul, junto com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul e com a Casa Rural, Centro do Agronegócio. Também está ligado ao Senar – Administração Central, que faz parte do Sistema CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.