Foto: Antônio Machado/Divulgação
Foto: Antônio Machado/Divulgação

A reunião-almoço desta segunda-feira (1º), promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias), celebrou os 60 anos da CDL de Caxias do Sul. O senador Luis Carlos Heinze foi o palestrante do evento e atualizou os projetos de infraestrutura para a região, demonstrando confiança de que o edital para o início das obras do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, será lançado ainda em 2025, conforme garantiu o prefeito Adiló Didomenico.

“Esperamos que ainda esse ano tenha o lançamento do edital, para que essa obra finalmente saia do papel”, afirmou Heinze. Ele reconheceu que o processo foi mais lento do que o desejado, mas comemorou: “Para mim, já era para estar concluído o aeroporto, mas agora, felizmente, vai sair. O importante é que demorou, mas deu certo”.

Gestão do aeroporto atual

Questionado sobre o Aeroporto Hugo Cantergiani, o senador citou tratativas entre Infraero, Ministério de Portos e Aeroportos e a empresa Fraport. Segundo ele, a Infraero tem interesse em investir no terminal atual para melhorá-lo durante o período de três a cinco anos até a conclusão do novo aeroporto.

“A Infraero tem interesse no Cantergiani para fazer o investimento necessário para melhorar o aeroporto enquanto não tivermos o Vila Oliva. É uma questão interna do Ministério resolver”, falou Heize.

Futuro político

Heinze reiterou que não concorrerá ao Senado em 2026. Disse que avalia um convite do deputado Zucco para ser vice em uma chapa majoritária ao governo do estado, e que seu neto é pré-candidato a deputado federal. A decisão final ele afirmou que será resolvida internamente no partido.

Reconhecimento

Durante o evento, a CIC Caxias entregou ao senador uma placa em reconhecimento ao seu trabalho. O presidente Celestino Loro destacou que Heinze “sempre esteve ao lado da Serra Gaúcha nos temas de infraestrutura”.

“É um parlamentar que tem lado, não muda de posição conforme o vento. Sempre dialogou, sempre abriu as portas em Brasília e sempre trabalhou para que nossas pautas avançassem”, afirmou Celestino Loro.

Esta foi a 35ª e última reunião-almoço do ano e da atual gestão da CIC. No encerramento, Loro agradeceu a todas as lideranças, conselhos setoriais, associados e à comunidade pelo apoio ao longo de 2025, período que classificou como marcado por entregas e foco no desenvolvimento regional.