Comportamento

Semana crítica: cirurgias oncológicas estão suspensas no Hospital Tacchini, em Bento

Aumento de internações de pacientes em estado crítico refletem também na falta de medicamentos

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

“Estamos suspendendo cirurgias oncológicas”. Esta foi a fala do Superintendente do Hospital Tacchini, Hilton Mancio, ao abrir mais uma entrevista coletiva virtual realizada juntamente com a Dra. Roberta Pozza, diretora de divisão hospitalar.

A fala de Mancio reflete a atual gravidade da situação hospitalar, que se agravou nesta semana. As cirurgias oncológicas estão sendo adiadas e suspensas em função da falta de medicamentos e sobrecarga hospitalar.

No cenário de restrições de medicações, o hospital tem se esforçado para atender os pacientes com câncer mesmo em meio ao limite. De forma a amenizar a situação, o Tacchini tem procurado alternativas como estudos de importações de medicamentos e também negociações com outros hospitais.

Dos 45 leitos de UTI existentes, o número de internações de pacientes em estado crítico tem variado entre 60 e 75. Por outro lado, Mancio e Roberta ressaltaram a alta capacidade de todos os profissionais que atuam no hospital para enfrentar a situação, desde o setor administrativo, limpeza e profissionais da área da saúde.

“As pessoas estão muito engajadas em salvar vidas. Estão todos cansados, mas nunca desmotivados”, afirmou a Dra Roberta.