Esportes

Sem brasileiros no top-10, UEFA divulga finalistas do prêmio de melhor jogador da Europa

Destaque do Real Madrid com 23 gols em 55 jogos, Vinícius Júnior não está no top-10

De Bruyne, Haaland e Messi disputam o prêmio (Foto: UEFA/Divulgação)
De Bruyne, Haaland e Messi disputam o prêmio (Foto: UEFA/Divulgação)


A UEFA divulgou, nesta quinta-feira (17), a lista dos três finalistas ao prêmio de melhor jogador do continente europeu na temporada 2022/2023. Vencedores da Liga dos Campeões com o Manchester City, o norueguês Erling Haaland e o belga Kevin De Bruyne terão o argentino, e campeão da Copa do Mundo, Lionel Messi como rival na disputa. O anunciado do ganhador será feito em 31 de agosto, em evento em Mônaco.

Mas, o que chamou atenção no anuncio da UEFA, foi a ausência de brasileiros entre os dez melhores do continente, principalmente de Vinicius Júnior. Destaques da temporada 2022/2023, o novo camisa 7 do Real Madrid marcou 23 gols e deu 21 assistências em 55 jogos, sendo peça fundamental na temporada merengue ao lado de Karim Benzema. Vale lembrar que, na temporada 2021/2022, quando ele anotou o gol do título da Liga dos Campeões pelo time espanhol, também não foi lembrado entre os finalistas do prêmio, ficando apenas em décimo.

No dia 31, além da escolha do melhor jogador da Europa, a UEFA também anunciará o técnico da temporada 2022/2023. Disputam o prêmio o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, e os italianos Luciano Spalleti e Simone Inzaghi, de Napoli e Inter de Milão respectivamente.

Conforme a entidade máxima do futebol europeu, a escolha dos melhores jogadores do continente é feita por um grupo de estudos técnicos com base no desempenho na temporada 2022/2023.

Melhores da UEFA

Além dos finalistas, a UEFA também divulgou a lista do quarto ao 11º melhor jogador do futebol europeu na temporada de 2022/2023. Confira a lista completa abaixo.

4) İlkay Gündoğan (Alemanha e Manchester City, agora no Barcelona)
5) Rodri (Espanha e Manchester City)
6) Kylian Mbappé (França e PSG)
7) Luka Modrić (Croácia e Real Madrid)
8) Marcelo Brozović (Croácia e Inter, agora no Al Nassr)
9) Declan Rice (Inglaterra e West Ham, agora no Arsenal)
10) Alexis Mac Allister (Argentina e Brighton, agora no Liverpool)
11) Jesús Navas (Espanha e Sevilha)