Nesta quarta-feira (20/03), a Seleção Brasileira de futebol feminino conheceu os adversários da fase de grupos dos Jogos Olímpicos de Paris. O Brasil foi sorteado para o Grupo C, onde enfrentará a atual campeã mundial, Espanha, e o Japão. A equipe adversária do jogo de estreia será determinada pelo confronto entre Nigéria e África do Sul, que ocorrerá nas eliminatórias da África no início de abril.
GRUPO A
- França
- Canadá
- Colômbia
- Nova Zelândia
GRUPO B
- Estados Unidos
- Alemanha
- Austrália
- África 2 (Zâmbia ou Marrocos)
GRUPO C
- Espanha
- Japão
- BRASIL
- África 1 (Nigéria ou África do Sul)
Como é tradição, o futebol feminino dará início ao torneio um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos. A equipe, liderada por Arthur Elias, competirá em sete cidades francesas, estreando no dia 25 de julho. Em seguida, enfrentará o Japão em 28 de julho e, por fim, as espanholas em 31 de julho. Antes dos Jogos Olímpicos, o Brasil realizará alguns amistosos como preparação, visando a formação do melhor time para Paris.
Doze seleções participarão do torneio de futebol feminino, divididas em três grupos. Avançarão para as quartas de final as duas melhores equipes de cada grupo, além das duas terceiras colocadas com melhor desempenho geral. A seleção brasileira feminina foi a primeira a garantir sua vaga olímpica, após vencer a Copa América em 2023, sob o comando da técnica Pia Sudhage. O Brasil possui duas medalhas de prata olímpicas, conquistadas em Atenas-2004 e Pequim-2008. Nos Jogos de Tóquio-2020, a equipe brasileira foi eliminada nas quartas de final pelo Canadá.