Nesta semana vereadores de Farroupilha denunciaram uma situação um tanto quanto curiosa em praças do município. Acontece que árvores nativas estavam cercadas por concreto, estas que podem ser visualizadas no Parque dos Pinheiros e na Praça da Emancipação na Prefeitura Municipal, duas áreas bastante visitadas.
A observação foi realizada pelos vereadores Juliano Baumgarten (PSB) e Roque Severgnini (PSB), e autuada na Câmara de Vereadores na última segunda-feira (2). As praças passaram por reformas por conta do projeto de acessibilidade que visa criar um ambiente mais aconchegante para pessoas com deficiências.
Baumgarten falou ao Portal Leouve sobre como isso chamou atenção dos vereadores:
“Fomos contatados pela população, vereador Roque (Severgnini) e eu fomos verificar ‘in loco’ do que que se tratava. Foi algo que chamou atenção ‘estão concretando as árvores’ e nós pensamos ‘não é verdade’. O material é a espécie de pneus moídos com borracha, do gênero reciclável. A ideia de botar no piso é bem válida porque vai ajudar no atrito das crianças e o parque tá ficando muito bonito. Mas o fato que nos chamou atenção foi que eles concretaram a árvore e depois da pressão da Afapan, da comunidade, eles foram lá em um canto e quebraram só que poderia ter sido um pouco diferente”, salientou o vereador.
“Eles deveriam fazer cumprir o plano municipal de arborização e o que que acontece, não foi levado em conta isso. Eles poderiam ter preservado a árvore. Faz um recorte, deixa a árvore de lado e siga, mas não fizeram isso, que é um erro crasso, um erro amador, algo que não conseguimos compreender”, finalizou.
Em contato com a assessoria de imprensa do Governo Municipal o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Nestor Zanonato Filho explicou sobre a situação a reportagem do Portal Leouve:
“A gente está trabalhando com um sistema de piso permeável, uma questão mais ecológica e ele teria tranquilidade de permeabilidade para as plantas, por isso que ele será mantido. O que ocorreu foi uma ancoragem que a empresa iria fazer referente a parte próxima ao tronco, botou uma camada de concreto, que a gente prontamente visualizou e mandou retirar. A gente entende que sim o piso permeável é bem interessante, aquela camada de concreto não, e a empresa acatou”, esclareceu o secretário.
A Afapan também se pronunciou através das redes sociais, ressaltando que diferentes artigos do Plano de Arborização de Farroupilha foram descumpridos. Confira a nota:
Ver essa foto no Instagram