Caxias do Sul

Secretário de Trânsito de Caxias do Sul presta contas aos vereadores sobre o Aeroporto Hugo Cantergiani

Alfonso Willenbring Júnior destacou que o aeroporto de Caxias do Sul assumirá operações permanentes, em vez de alternativas, mudando o fluxo de passageiros que anteriormente se dirigiam a Porto Alegre

Aeroporto Hugo Cantergiani
Foto: Marinês Bertuol / Câmara Caxias

As recentes mudanças no funcionamento do Aeroporto Hugo Cantergiani, motivadas pelas enxurradas de maio passado, foram o tema central da sessão ordinária desta quarta-feira (19). O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, compareceu à Câmara de Vereadores para prestar contas sobre investimentos, novas operações e o panorama estadual da aviação.

Alfonso destacou que o aeroporto de Caxias do Sul assumirá operações permanentes, em vez de alternativas, mudando o fluxo de passageiros que anteriormente se dirigiam a Porto Alegre. Há discussões em andamento para garantir voos de ida e volta no mesmo dia entre Caxias e São Paulo, o que seria um grande avanço para a conectividade da região.

Após o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, devido aos danos causados pelas enchentes e com previsão de retorno das atividades somente em dezembro deste ano, a realidade aeroportuária de Caxias do Sul mudou significativamente. Em resposta, o governador Eduardo Leite anunciou ontem um investimento de R$ 14 milhões para intervenções na pista de pouso e decolagem e no terminal de passageiros do Hugo Cantergiani. O orçamento municipal também prevê R$ 5,7 milhões para melhorias na unidade aérea.

Mesmo reconhecendo a dificuldade de estabelecer prazos precisos, o secretário Alfonso estimou que a ampliação da pista e do terminal de passageiros pode ser concluída em até 90 dias. “Já se iniciou o processo burocrático, incluindo licitações. Também se intensificou a interlocução com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, afirmou.

Atualmente, o aeroporto opera seis voos comerciais diários, com autorização para chegar a 12. No entanto, a ampliação para até 24 voos por dia está sendo discutida com a Anac. As operações noturnas estão reservadas para as intervenções na pista e no terminal.

Para melhorar a segurança e a eficiência das operações, foram antecipados procedimentos de modernização, incluindo a instalação do Precision Approach Path Indicator (PAPI), que auxilia na aproximação de voos em condições de baixa visibilidade. Dois PAPIs serão instalados em cada cabeceira da pista, juntamente com novos instrumentos de iluminação.

Aeroporto Hugo Cantergiani