Comportamento

Secretário de Esporte avalia Surdolimpíadas em Caxias do Sul

Abertura será neste domingo (1º), nas dependências do Sesi

Foto: Reprodução / Jovem Pan
Foto: Reprodução / Jovem Pan

Inicia neste domingo (1º), a 24ª Surdolimpiadas em Caxias do Sul. A competição ocorrerá de 1º a 15 de maio, em diversos equipamentos públicos e privados, com participação projetada de 4,5 mil surdoatletas, provenientes de quase 80 países, para disputas de 20 modalidades.

Esta será a primeira edição realizada na América Latina em seus quase 100 anos de existência. A Surdolimpíadas teve início em Paris, no ano de 1924, como primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais. Desde então, ocorre a cada quatro anos. A edição de 2021 foi transferida para este ano em razão da pandemia da Covid-19.

A solenidade de abertura ocorrerá nas dependências do Sesi, junto ao complexo do Sistema Dal Bó, no dia 1º (domingo), a partir de 18h. Todas as delegações desfilarão para o público. Os primeiros jogos oficiais serão de badminton, na segunda (02/05). Mais informações sobre a competição e calendário de jogos estão disponíveis no site da organização (https://www.deaflympics2021.com/pt/history/)

‘Temos que aproveitar este evento, um evento que é impar, é o maior evento poliesportivo que já aconteceu no Rio Grande do Sul. É um dos maiores eventos poliesportivos de uma cidade no interior no Brasil até hoje. Temos que aproveitar. Obviamente que muitas pessoas talvez não entendam como funciona o esporte para surdos, mas eles tem as suas particularidades, mas a grandiosidade dele não deixa de acontecer. São mais de 78 países e mais de 4.500 atletas, isso tudo em 20 modalidades esportiva” destacou o secretário de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Gabriel Citton.

Acompanhe a entrevista com o secretário avaliando a 24ª Surdolimpiadas