Na Sessão Parlamentar da última segunda-feira (6), o Secretário Municipal de Agricultura Fernando Silvestrin, esclareceu o caso de não homologação do decreto de estiagem do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Essa homologação possibilitaria recursos para amenizar os prejuízos causados pela seca nos períodos de outubro a dezembro de 2021.
Conforme a Administração Pública, a situação em que perdurou a estiagem em Farroupilha ocasionou na perda de safras e prejuízos econômicos, porém não foram encontrados por parte da Assistência Social os requisitos necessários para homologação junto ao Governo Estadual da situação de calamidade pública. Silvestrin reforça o trabalho das comunidades e Poder Público na logística hídrica de áreas rurais evitando maiores prejuízos.
O vereador Roque Severgnini, um dos autores do requerimento que convidou o secretário para a Sessão, ratifica as perdas expostas no Decreto Municipal, as quais atingem 40% na produção frutífera e 20% na agropecuária, principalmente no setor leiteiro, porém em municípios vizinhos, também afetados pelo baixo nível de água, houve a homologação dos Decretos, afirma o parlamentar.
A Câmara de Vereadores analisará os requisitos apresentados pelas cidades de Flores da Cunha, Bento Gonçalves e Caxias do Sul a fim de comparar os cenários com o município farroupilhense. Para o futuro, o Executivo Municipal anunciou a apresentação de Plano de Prevenção a Estiagem, fortalecendo o ambiente de trabalho rural.