Na manhã da última sexta-feira (03), o Grupo RSCOM recebeu na Rádio Bento o atual Secretário da Saúde de Bento Gonçalves Gilberto Junior para esclarecer questões que permearam a cidade nos últimos dias envolvendo a saúde do município.
Diversos assuntos foram abordados, desde os boatos que correram na cidade envolvendo o fechamento de leitos na UPA Botafogo, além das questões ligadas a vacina e também a dengue. Muitos ouvintes da Rádio Bento participaram enviando suas perguntas ao secretário.
Bento Gonçalves viveu nos últimos dias momentos de desencontros de informações relacionadas a saúde, informações que chegaram ao público davam conta do fechamento da ala de internação da UPA Botafogo, espaço que foi construído durante a pandemia para o aumento de leitos no local. Ao ser questionado referente a esta questão o Secretário Gilberto Junior, se mostrou totalmente contrário ao fechamento explicando que a prefeitura entende que com a chegada do frio o número de internações tende a subir, o que torna inviável pensar em fechar o espaço.
“Em nenhum momento, tanto eu como secretário ou nosso prefeito iria fazer um movimento como esse, ainda mais agora com a chegada da frente fria né, lembrando que esses leitos de internação eles se permaneceram em operação após a pandemia, forma os leitos que foram construídos juntos com a população, foi uma parceria público privada, a gente não vai fechar os nossos leitos, temos uma equipe operante, temos o atendimento de 700 pessoas por dia na UPA, a gente tem dificuldades pois esta recebendo muitos paciente e não consegue encaminhar com velocidade esses pacientes por conta dessa super lotação”
A saúde em Bento Gonçalves assim como em diversos municípios do estado sofre com a lotação dos espaços de tratamento, além disso o contrato com médicos especialistas que atendiam a população não foram renovados, causando uma enorme demora nos atendimentos, Rejane Isabel moradora da cidade, questionou o a demora nos atendimentos e a não renovação do contrato dos profissionais.
“Secretário por que não foi renovado o contrato com os médicos especialistas, estou desde fevereiro esperando para retornar a consulta com o especialista da diabete o qual estava em tratamento”
Em resposta ao questionamento o secretário explicou que a cada quatro anos por lei a prefeitura é obrigada a reabrir o processo de licitação da área e que o orçamento da saúde tem um limite e que muitos profissionais optaram por não renovar o seu contrato.
Filas em atendimento, espaços de saúde lotados e baixa adesão as vacinas até o momento apenas 46,42% da população considerada prioritária fez a vacina da gripe disponibilizada em todos os postos do município, fato que preocupa o atual Secretário da Saúde. Com a chegada do inverno a preocupação é que os números de internações subam ainda mais, tornando assim mais complicado o atendimento público.
A baixa adesão pode ser resultado de uma divulgação voltada apenas as mídias sociais, deixando de lado os veículos tradicionais como rádio, jornal e até a TV.
Outro caso de extrema urgência que o município de Bento Gonçalves vem enfrentando e o aumento desenfreado nos casos de dengue, ao todo 127 casos já foram confirmados colocando a cidade no topo do estado em relação aos números ligas a contaminação.
Ao ser questionado Gilberto explicou que o aumento do caso se deu em todo país e até questionou os poucos casos nas grandes cidades da região, pergunto se de fato todos os casos estavam sendo contabilizados e ressaltou que a secretária vai pecar sempre pela transparência e que todos os casos serão informados.
Confira agora a entrevista completa com o Secretário de Saúde de Bento Gonçalves Gilberto Junior.