Na noite desta segunda-feira (15), a Secretaria do Turismo de Caxias do Sul promoveu um encontro com o secretário estadual do turismo, Vilson Covatti, que falou sobre investimentos e avaliou o turismo na Serra Gaúcha atualmente. O evento ocorreu nas dependências do Sky Hotel Samuara, em Caxias do Sul.
Covatti ampliou sua visão do turismo na Serra Gaúcha e destacou os principais investimentos em vista na região. Ele ressalta que a região possui capacidade para se tornar referência no âmbito do turismo. Ele também prevê a implementação de novidades, usados como modelos projetos em ação em regiões de Portugal.
“Eu vejo que a Serra Gaúcha já é um case muito forte do turismo gaúcho e brasileiro. E pode se tornar com o seu potencial de investidores e projetos, que nós temos também na esfera pública entre Estado/Município pode se tornar uma referência internacional. A Serra Gaúcha é uma marca que nós temos, um produto, que não tem igual no mundo. Então, precisamos acreditar no potencial com o turismo na Serra Gaúcha. Desde o início, o governador me deu como prioridade que onde eu tiver um ponto turístico, o Estado estar presente apoiando, e ele pediu atenção especial na serra, pois ele vê muito potencial e vê esse turismo da serra servindo de modelo para as demais rotas turísticas do Rio Grande do Sul”.
Considerando que a Serra Gaúcha possui eventos marcantes e que movimentam o turismo como a Festa da Uva, projetos de investimentos já estão sendo pensados e até encaminhados. O secretário amplia que há diversos planejamentos somente para a Serra, em especial também, Caxias do Sul com seus eventos. “O governo, através da Secretaria de Turismo e da Cultura sempre estivemos presente apoiando, e mais do que nunca, vamos continuar fazendo investimentos que já foram destinados R$ 198 milhões no Avançar 1, e agora também temos uma grande expectativa e grandes projetos de infraestrutura pública nesta região, onde o privado vai investir muito mais. Isso significa que é um investimento importante onde fará o turismo no Estado dobrar de tamanho e triplicar, sem dúvidas, o PIB aqui na Serra Gaúcha”.
Uma apresentação técnica também foi realizada para o governador Eduardo Leite no mês de abril, com a proposta de fomentar o turismo, como a criação de estratégias e visando outros patamares no Rio Grande do Sul, como investimentos em projetos rurais.
Fotos: Alice Corrêa/Grupo RSCOM