Caxias do Sul

Secretaria do Meio Ambiente de Caxias anuncia novo mutirão de podas em agosto

Ação, em conjunto com a RGE, ocorre na região do bairro Exposição, abrangendo o Panazzolo e o Cristo Redentor; trânsito deve sofrer intervenções

Secretaria do Meio Ambiente de Caxias anuncia novo mutirão de podas em agosto
Foto: Fabiano Provin/Prefeitura de Caxias/divulgação

O terceiro mutirão de podas em pontos da área urbana de Caxias do Sul ocorre neste mês de agosto. As localidades escolhidas nesta etapa pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) são a região do bairro Exposição, abrangendo o Panazzolo e o Cristo Redentor, e parte do Fátima Alto.

A ação é realizada por servidores da Semma, em parceria com equipes da Rio Grande Energia (RGE). Ao todo, serão feitas 2.800 intervenções em árvores que estão em contato ou não com a fiação da rede elétrica, com previsão de finalização para o início de setembro. O fluxo de veículos nas localidades deve sofrer interferências para os trabalhos.

Conforme o coordenador de operações de campo da RGE, Fábio Drehmer, o serviço será intensificado em agosto tendo em vista a questão climática, pois os temporais previstos devido ao fenômeno El Niño neste inverno podem atrasar a ação.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, João Uez, o próximo mutirão deve ocorrer entre outubro e novembro na região dos bairros Planalto, Cruzeiro e Bela Vista. Ele acrescenta que trata-se de um serviço preventivo e que ajuda a reduzir a fila de espera de pedidos registrados na Semma. Atualmente, a pasta enfrenta uma fila de 3 mil solicitações de poda, corte/supressão ou destocamento.

“Esse é um trabalho de agilização de procedimentos e poda, de verificação de árvores próximas da fiação ou não, tentando dar respostas mais rápidas ao cidadão caxiense. Posterior a isso será feita uma avaliação de todo o trabalho feito e se dará início a quarta região da cidade que será atendida”, disse Uez.

Outra ação, visando o embelezamento da cidade em preparação para a 34ª edição da Festa Nacional da Uva, será realizada, também em parceria com a concessionária de energia, nas perimetrais Sul, Oeste e Norte entre dezembro deste ano e janeiro de 2024.

O primeiro mutirão ocorreu entre março e abril e registrou 1,8 mil intervenções na região do bairro Esplanada. A segunda etapa foi realizada na área do bairro Santa Catarina e resultou em quase 3 mil podas entre maio e junho.