Caxias do Sul

Secretaria de Trânsito vai instalar quatro semáforos em cruzamentos de Caxias

Um dos equipamentos será instalado na esquina das ruas Bortolo Zani com a Dionísio Marcon (Fotos: Leonardo Portella/Divulgação)
Um dos equipamentos será instalado na esquina das ruas Bortolo Zani com a Dionísio Marcon (Fotos: Leonardo Portella/Divulgação)

A prefeitura de Caxias do Sul anunciou nesta segunda-feira, dia 26, que quatro cruzamentos da cidade vão receber semáforos a partir das próximas semanas. Os equipamentos ajudarão a organizar o fluxo de veículos e a travessia de pedestres em vias movimentadas no Bela Vista, Pio X, Pioneiro e São Pelegrino.

O primeiro equipamento será instalado no entroncamento das ruas Bortolo Zani com a Dionísio Lorandi, no bairro Bela Vista. A instalação do semáforo no local é um pedido antigo da comunidade. Conforme o presidente da Associação dos Moradores do bairro Cruzeiro, Nelson Acioly Vieira Filho, o Nelson da Locadora, o primeiro pedido pelo equipamento foi realizado há quatro anos. “Esse pedido foi protocolado em 15 de agosto de 2014, quando eu ainda era o presidente pela segunda vez. Ali naquele trecho está dando muito problema, muito acidente, o pessoal está cobrando bastante então ficamos muito felizes pela conquista”, afirma.

Instalação de um semárofo na esquina das ruas Bortolo Zani e Dionísio Lorandi era uma antiga reivindicação da comunidade dos bairros Cruzeiro e Bela Vista (Foto: Leonardo Portella/Divulgação)

A instalação dos outros equipamentos vão ocorrer na esquina da rua Antônio Ribeiro Mendes com a Frei Pacífico, no Pio X; na avenida Ângelo Corsetti, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Fioravante Webber, no Pioneiro; e na Os Dezoito do Forte, esquina com a Feijó Júnior, em São Pelegrino.

Todos os trechos receberão semáforos exclusivos para pedestres, além de botoeiras, responsáveis por pausar o tráfego de veículos para garantir a travessia de pedestres.

Segundo o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, a instalação desses semáforos atende a solicitações da comunidade, de pais e estudantes, e da própria secretaria, responsável pelo monitoramento do comportamento do trânsito na cidade. “Analisamos que esses pontos tornam os condutores vulneráveis a acidentes, além de representarem um risco aos pedestres. O maior objetivo é levar segurança sem que a mobilidade seja prejudicada”, afirma.

Assim que a instalação dos equipamentos for concluída, os semáforos ficarão por alguns dias em amarelo piscante antes de entrarem em operação definitiva. A SMTTM também vai fazer obras de sinalização viária, como a pintura das faixas de retenção nos trechos.