O secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito de Farroupilha, Argídio Schmitz, comentou sobre a situação da estrada Amalia Mazzarol Chesini, que dá acesso a comunidade de Vila Rica, na divisa de Farroupilha com Garibaldi, com ligação pela VRS-813. A via está tomada por enormes buracos que causam grandes transtornos para os moradores e turistas que passam pela comunidade.
Além dos moradores, Vila Rica conta com um frigorifico, uma adega que recebe turistas de várias pontos do Estado e um pequeno comercio local que depende da estrada para o seu desenvolvimento. Em agosto, o Portal Leouve já havia publicado a situação da estrada.
Na época, o secretário confirmou que uma operação tapa buracos seria feita no trecho. Ao todo, duas obras foram realizadas desde então, porém, pouco mais de 50 dias depois, a situação voltou.
Schmitz disse que entende o problema, mas que não tem o que fazer.
“Já fizemos duas operação tapa buracos e essa operação não é pra muito tempo. Lá tá muito danificado aquele asfalto. Não temos muito o que fazer agora e esse ano podem esquecer porque nós não temos verba, o orçamento foi baixo. Precisamos sentar com a comunidade e ver a possibilidade de no ano que vem fazer um recapeamento, mas não é nada concreto”, disse.
Ele comentou que vai conversar com a administração para buscar uma solução para o problema, como, por exemplo, a busca de emendas parlamentares para a estrada. Ele ressaltou que ao todo já foram gastos mais de 500 sacos de asfalto no local, mas que o isso não resolveu o problema.
“Uma vez foi 350 sacos, outra 200, para a operação tapa buracos. Estamos jogando fora dinheiro. Eu fiz uma operação na Pedro Grendene e também já está começando a abrir, não no mesmo lugar, mas em outros pontos. Então, a gente percebe que o asfalto está desgastando. Estamos realizando a compra de novos sacos de asfalto, já que não temos muito para fazer uma nova operação. Por isso quero sentar com o governo porque estamos jogando fora dinheiro. Precisamos buscar uma verba”.
O secretário confirmou que até o fim da semana estará na estrada para fazer uma vistoria no via.
Os moradores da região pedem pro providências e lembram que em novembro, a comunidade receberá visitantes, inclusive de fora de Farroupilha, por conta do Festival do Moscatel, que terá um final de semana na Adega Chesini, que fica em Vila Rica.