
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) emitiu um comunicado à população de Caxias do Sul, informando sobre as alterações nos serviços de saúde devido à falta de acesso a sistemas decorrente do alagamento da Procergs. A ausência de conexão tem ocasionado demoras nos atendimentos e aumento das filas, levando a adaptações nos fluxos de serviço.
A SMS ressalta a necessidade de compreensão por parte da população diante dessa situação, destacando que a normalização dos serviços não depende exclusivamente da secretaria e ainda não possui uma previsão definida.
Segue abaixo as principais orientações fornecidas pela Secretaria:
- Pacientes com consultas agendadas no Centro Especializado em Saúde (CES) e no Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAIS Mental): devem comparecer às consultas portando a guia de marcação, que foi entregue no momento do agendamento e contém informações sobre dia e horário.
FARMÁCIAS:
- Farmácia Especializada: é necessário apresentar o recibo da última dispensação. A entrega do medicamento será analisada manualmente.
- Farmácias Básica, do Componente Estratégico e Regionais: o atendimento ocorrerá normalmente, com a retirada dos medicamentos na data indicada.
ATENÇÃO: Devido ao processo manual de atendimento, as filas poderão apresentar maior demora do que o habitual. Solicita-se, portanto, a compreensão da população.
UBSs:
- Temporariamente, não haverá agendamento de consultas (semanal ou quinzenal) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Todos os atendimentos serão realizados para demanda do dia.
- Agendamento pelo sistema Agenda+ UBS está temporariamente suspenso.
Para os usuários das UBSs Centenário e Vila Cristina (temporariamente fechadas) que necessitam de renovação de receita de medicamento controlado, é possível solicitar através do WhatsApp pelo número 99916-0580.
A Secretaria Municipal da Saúde reforça o compromisso em manter a qualidade dos serviços prestados à população e continua trabalhando para minimizar os impactos causados pela situação emergencial.