Comportamento

Secretaria da Educação de Caxias amplia atendimento telefônico para matrículas

Uma das alternativas foi disponibilizar mais duas linhas de celular para os contatos telefônicos

98% dos alunos do Brasil querem direcionamento ao trabalho
(Foto: Divulgação)

Em cumprimento aos protocolos sanitários de classificação na bandeira preta, o número de servidores para trabalhos presenciais na Central de Matrícula precisou ser reduzido a 25% do efetivo, fato que está sendo determinante na demora dos atendimentos por telefone. Desde a segunda (08), são feitas as matrículas dos alunos que se inscreveram, na semana passada, por terem perdido os prazos de ingresso ou transferência para os primeiros anos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública. Os resultados foram divulgados na segunda e os alunos têm prazo de matrícula até esta sexta (12).

A secretária municipal da Educação, Sandra Negrini, informa que uma das medidas adotadas para melhorar o atendimento foi a colocação de mais duas linhas telefônicas. Agora, pais e responsáveis também podem ligar para os números (54)9 8429.5562 e (54)9 8429.5563. Os demais telefones são (54) 3901-1234, (54) 3901-2312, (54) 3901-1442, (54) 3901-1186 e (54) 3221-6797.

De acordo com a secretária, existem dificuldades de ampliar o atendimento em função dos regramentos do modelo de distanciamento controlado do governo. Um possível teletrabalho esbarra na impossibilidade de acesso ao sistema, o qual somente pode ser feito de forma presencial.

Tem sido fator complicador adicional a grande migração de alunos das escolas particulares para as públicas. De acordo com a secretária, regiões que em anos anteriores tinham situação tranquila, neste, estão sendo muito demandadas. Ainda contribui a situação das escolas, que estão fechadas para o público e atendendo somente de forma virtual. “Mas nem todos os pais têm acesso à internet”, pondera.

Também estão em andamento as inscrições para crianças de zero a três anos para ingresso em vagas públicas da rede municipal de ensino. As inscrições serão realizadas pela SMED, exclusivamente por telefone, pelo número (54) 9 8418-8599. Visando facilitar o processo, a secretaria ampliou o prazo até setembro próximo. Também está em andamento um projeto para que as inscrições sejam feitas por meio online. Quem realizou a inscrição no período de 09/11/2020 a 04/12/2020 não precisa fazer novamente, pois a validade é até 30/09/2021.

Segundo a secretária Sandra Negrini, também há registros de alguma demora neste processo. Ela argumenta que, neste caso, trata-se de uma entrevista mais longa para cadastro dos dados diretamente no sistema, que classifica, automaticamente, o grau de vulnerabilidade da criança. “Antes, isto era feito de forma presencial”, recorda.

No momento da inscrição são solicitadas as seguintes informações: endereço, telefone, nome completo e data de nascimento da criança, CPF, RG dos responsáveis, e também será preenchido um breve questionário. Posteriormente, no ato de chamamento da criança para a vaga, todas as informações prestadas deverão ser comprovadas.