
Um possível tornado atingiu a zona rural de São Francisco de Paula na noite da quarta-feira (22). O proprietário rural Walterez Bernhardt se surpreendeu na manhã desta quinta-feira (23) com os danos causados pelo vento em sua propriedade no distrito de Várzea do Cedro, localizado entre São Francisco de Paula e Jaquirana. Com a força do vento, árvores foram decepadas deixando um rastro definido na vegetação. Estruturas de construções próximas em sua propriedade e de vizinhos nada sofreram.
A meteorologista da MetSul, Estael Sias, observa que as marcas na vegetação são típicas de um tornado. Segundo ela, as imagens de partes apenas de galhos de araucárias decepados e outras árvores cortadas em seus troncos são as mesmas que observamos em tornados anteriores na região em cidades como Gramado, Bom Jesus e a própria São Francisco de Paula.
Na noite de quarta as condições eram propícias à formação de tornados na região dos Campos de Cima da Serra. A MetSul já havia advertido na segunda-feira (20) que entre terça (21) e quarta existia risco de tornados isolados na Metade Norte gaúcha pela formação de uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul, fenômeno que costuma trazer muito granizo, mas em situações mais extremas pode causar até tornados.
Fonte: Metsul Meteorologia