Foi sancionada a lei complementar 4/2023, que dá permissão para que o prazo de isenção do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para novos loteamentos passe de dois para quatro anos em Caxias do Sul. O documento foi assinado pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB) na última sexta-feira (17).
O Chefe do Executivo caxiense destacou que os dois anos eram insuficientes, e que a medida é uma forma também de ajudar a combater as irregularidades no setor.
“Além disso [da ampliação do prazo], está existindo internamente o trabalho de servidores para encurtar o prazo de consentimento de novos loteamentos em Caxias do Sul. A gente sabe que é um custo muito pesado, por vezes, a demora da aprovação na cidade”.
O secretário da Receita Municipal, Roneide Dornelles, lembrou que os loteamentos em Caxias levavam em torno de sete anos para serem aprovados. “Apesar de a Secretaria de Urbanismo estar fazendo um grande trabalho para diminuir esse prazo”. disse. Enquanto isso não acontece, a isenção por quatro anos deverá aliviar o caixa das urbanizadoras.
“Muitas empresas desistiram de negócios em Caxias pelo custo e tempo para a implementação dos loteamentos. Agora, trabalhamos para fomentar as atividades de urbanização, e este incentivo vai diminuir o valor durante a implementação dos projetos. Isso é muito importante para atrair novos negócios”, reforçou o titular da pasta.