
Você sabe quais os países figuram no “Top 10” das maiores economias no mundo? Quais figuraram nesta lista e, depois, não apareceram mais? Como está o Brasil nessa conta? O estudo econômico que avalia o Produto Interno Bruto (PIB) Total de cada país, em paridade de poder de compra, mostra que os Estados Unidos, desde o início do Século 20, se mantém no topo da lista. A Rússia, inclusive em tempos de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), se consolidou no ranking, em posições distintas com o passar das décadas.
A China era um dos países com maior economia no começo do Século 20, logo atrás dos EUA. Porém, a partir da década de 40, caiu para a 5ª colocação, onde permaneceu por mais 40 anos até começar a recuperar o prestígio. Hoje, a China é apontada como a futura (em médio prazo) maior economia mundial, derrubando a hegemonia americana.
Detalhes:
O Japão viu despontar sua economia logo após a segunda guerra mundial, impulsionado pela tecnologia e indústrias. Porém, após 1990, teve queda e foi ultrapassado pela China e pela Índia.
Reino Unido: pioneiro na revolução industrial, caiu diversas posições assistindo de camarote o crescimento de países emergentes e que hoje se tornaram novas potências em Produto Interno Bruto (PIB)
Virada de jogo
Quando analisamos o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, ou seja, dividido pela quantidade de habitantes de um país, vemos um ranking atual extremamento oposto ao PIB total. Confira o Top 5 da atualidade:
1° – Catar
2° – Noruega
3° – Emirados Árabes
4° – Luxemburgo
5° – Kuwait