Cidades

Saiba como será posse de Eduardo Leite no governo do RS

Dois atos estão previstos, sendo um na Assembleia e outro no Palácio Piratini

(Foto: Mauro Schaefer)
(Foto: Mauro Schaefer)

O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) toma posse para seu segundo mandato neste domingo, 1º de janeiro de 2023, em duas cerimônias diferenciadas. A primeira será na Assembleia Legislativa e a segunda no Palácio Piratini.

A partir das 10h, no plenário da Assembleia Legislativa, ele e o vice eleito, Gabriel Souza (MDB), prestam o compromisso constitucional e assinam o termo de posse, em sessão solene conduzida pelo presidente da Casa, Valdeci Oliveira (PT). Em um fato único na redemocratização gaúcha, Oliveira será o primeiro a dar posse a dois governadores. Em março de 2022, ele empossou Ranolfo Vieira Júnior no cargo.

São esperados os chefes dos demais poderes e presidentes dos órgãos autônomos. No plenário, os demais lugares estarão reservados a autoridades, com alguns excedentes ao público em geral. Além disso, serão disponibilizados 600 lugares para o público em geral no Teatro Dante Barone, onde o evento será transmitido em um telão.

Com a previsão de uma hora de duração, a sessão solene terá pronunciamentos de Valdeci e Leite, sendo encerrada com a execução do hino rio-grandense pela banda da Brigada Militar, que também é responsável por executar o Toque da Vitória, antes dos dois discursos.

No Palácio Piratini ocorrerá a transmissão do cargo

Logo depois, o governador já empossado, o vice, familiares e autoridades vão deixar a Assembleia Legislativa, cruzando a rua Duque de Caxias em direção ao Palácio Piratini, sede do Executivo gaúcho. Lá, o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) fará a transmissão do cargo, que está prevista para ocorrer às 11h.

Movimento inverso ocorreu quando da renúncia de Leite, no dia 31 de março. Além de apresentações da Ospa e artistas convidados, haverá o descerramento da foto oficial de Ranolfo na galeria de ex-governadores e a assinatura do termo de posse do Procurador-Geral e dos secretários que integrarão o primeiro escalão do governo Leite. Pelo cerimonial, estão previstos pronunciamentos de Ranolfo e Leite.

Ao final da cerimônia, o governador concederá uma entrevista coletiva. Depois, Leite e seu vice Gabriel receberão os convidados no gabinete do governador para cumprimentos.

Fonte: Correio do Povo