Agro Rural

Safra da uva para industrialização apresenta queda no Rio Grande do Sul em 2022

Dados foram divulgados na Câmara Setorial de Uva, Vinho e Derivados nesta semana

Safra da uva para industrialização apresenta queda
Safra da uva para industrialização apresenta queda (Foto: Fernando Dias/Divulgação

A safra da uva para industrialização apresentou queda de 7% em 2022 quando comparada com 2021 no Rio Grande do Sul. Ao todo, foram produzidos cerca de 683 mil toneladas neste ano, contra 734 mil toneladas no ano passado. Os dados foram apresentados nesta semana pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpdr) durante reunião da Câmara Setorial da Uva, Vinho e Derivados.

Conforme a Seadpdr, a elaboração de vinhos cresceu 11,6% em relação ao ano passado, com os vinhos de mesa, feitos a partir de uvas americanas ou híbridas (12,2%), puxando a alta. Os vinhos finos, feitos a partir de uvas viníferas, também registraram aumento de 9,3% na produção. No grupo de espumantes, a elaboração total (que soma a produção de base para espumantes e espumantes) apresentou incremento de 4,7%. Por outro lado, os sucos tiveram queda de 24,5%, com destaque negativo para os integrais com refração de 52%.

“O suco sofreu com a pandemia, porque o consumo de vinho aumentou, mas o de suco, não. Então os estoques estão altos”, explicou Everton Vilani, da Associação Brasileira das Indústrias de Suco de Uva (Asbrasuco).

Como encaminhamento, os integrantes da Câmara Setorial optaram por levar a demanda à Câmara Setorial Nacional, do Ministério da Agricultura, na perspectiva de traçar estratégias para o escoamento desta produção – como, por exemplo, compras estatais de merenda escolar e para as Forças Armadas.