Bento Gonçalves

Rubbo, ex-vereador de Bento Gonçalves, é absolvido em segunda instância em processo de fraude

(Foto: Câmara de Bento Gonçalves/Arquivo)
(Foto: Câmara de Bento Gonçalves/Arquivo)


O ex-vereador de Bento Gonçalves, Valdecir Rubbo (Republicanos), foi inocentado em segunda instância pelo crime de fraude. A decisão, unânime, pelo placar de 3 votos a 0 ocorreu nesta semana. De acordo com o documento, dos oito volumes do processo, com mais de 1,5 mil páginas, não haviam provas concretas da participação dele.

Na época, Rubbo foi denunciado pelo Ministério Público (MP)  por corrupção ativa, falsidade ideológica e organização criminosa, na realização do concurso público da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves no final de 2014. Posteriormente, em 2016, ele foi condenado pelo pelo MP. Na ocasião, em entrevista ao Grupo RSCOM, em junho de 2016, ele negou a informação de um delator de que teria pago R$ 5 mil para a inclusão de oito nomes entre os aprovados do concurso. Mesmo assim, no mesmo período, ele se afastou da casa, Naquele momento ele ocupava o cargo de presidente do legislativo bento-gonçalvense.

Agora, inocentado, Valdecir Rubbo conversou com o Grupo RSCOM novamente, e falou sobre o momento. “Na verdade, a gente se sente um pouco mais confortável, e nós estávamos esperando isso há muito tempo, mas, felizmente veio no momento certo”. O ex-vereador ainda comentou que está a disposição do seu partido. Estou aí no Republicanos há quase sete anos. Então, nós vamos continuar trabalhando, evidentemente, a gente vai reestabelecer um pouco e organizar a nossa vida, porque realmente isso nos bagunçou muito naquela época. E a gente pretende, sim, dentro do que o Republicanos precisar, estar a disposição do partido para contribuir”.

Incialmente, o ex-vereador havia sido condenado a quatro anos de prisão em primeira instância. Entretanto, em julgamento em segunda instância, em Porto Alegre, foi absolvido por unanimidade.