Últimas notícias

Reclamações sobre poda em árvores motivam reunião entre prefeitura e RGE em Caxias

Foto: Mauro Teixeira
Foto: Mauro Teixeira

Os atuais procedimentos para podas de árvores e recolhimento dos resíduos, que têm gerado reclamações de diferentes setores da comunidade, pautaram reunião virtual entre a Prefeitura de Caxias do Sul e RGE, concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica na cidade.

Durante a reunião, os representantes da companhia afirmaram que as podas drásticas são necessárias, em alguns casos, principalmente em exemplares que se desenvolvem indevidamente em baixo das redes, provocando riscos de acidentes ao sistema. Mas reconheceram que algumas equipes desconhecem as técnicas corretas.

No encontro o município foi representado pelo prefeito Adiló Didomenico, secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins, e integrantes da coordenadoria de legislação da pasta. A empresa foi representada por Fabio Calvo, gerente de relacionamento com poder público; Elvis Gassen, gerente de operações de campo; Guilherme Donato, coordenador de meio ambiente; e Rafael Dala Brida, consultor de negócios.

Informaram que, em função da pandemia, que reduziu o movimento na área central, as podas foram intensificadas na região. Com a medida, de acordo com os gestores, a empresa terceirada para fazer o recolhimento dos galhos e demais resíduos não conseguiu atender a demanda.

Por esta razão, a RGE adotará medidas para a retirada mais rápida possível do material depositado nas calçadas. Os representantes asseguraram, ainda, que tanto os trabalhos de poda quanto a retirada dos galhos terão maior fiscalização por parte da companhia.

Para definir os procedimentos adequados de poda e recolhimento dos galhos uma nova reunião será realizada nos próximos dias. Houve consenso de que é preciso adotar ações que não prejudiquem as árvores, por meio de supressões radicais; assegurem a segurança das redes e o abastecimento da população, além da operação da RGE.

Reclamações:

Moradores dos bairros Panazzolo, Exposição e Medianeira já registraram várias reclamações sobre o abandono dos galhos e folhas podadas pelas equipes da RGE, nas últimas semanas e que ainda não foram recolhidas pelas equipes da prefeitura.

Foto: Mauro Teixeira

No bairro Panazzolo, as ruas Independência, Andrade Neves e Luiz Antunes foram as que os moradores mais sentiram com a demora no recolhimento do material descartado das podas. Nessa semana as denúncias de calçadas bloqueadas por galhos de árvores podadas, são as das Ruas Nossa Senhora Aparecida, Machado de Assis, Auxiliadora, do Rosário e Medianeira.

Foto: Mauro Teixeira