Carlos Barbosa é indiscutivelmente a terra do queijo. Mas o município também está ganhando destaque quando o assunto é cerveja artesanal. A união destes dois produtos fez com que, no ano passado, a Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI) junto com a prefeitura e parceiros lançassem um novo roteiro turístico para a Serra Gaúcha: a Rota das Cervejas e Queijos.
O projeto, que contou com o apoio do Sebrae, através da especialista em turismo, Ivane Fávero, caiu na graça da comunidade, dos turistas e até virou tema para um episódio da websérie “Trajetórias da Serra Gaúcha: recortes da cultura e do turismo”, apresentado pela própria Ivane, que também é a criadora do Blog Viajante Maduro.
Conforme a turismóloga o surgimento de novos empreendimentos do ramo cervejeiro transformaram Carlos Barbosa em um polo do setor. “Nós conseguimos atender, com algumas consultorias, as cervejarias e as queijarias. As cervejas vieram agora, não mais como aquela cerveja ‘industrial’ que nós tínhamos no país, mas realmente como um produto gastronômico, para ser harmonizado com diferentes sabores”, explica Ivane.
O consumo de cerveja artesanal deixou de ser uma mera tendência de mercado no Brasil. Agora é tido agora como uma oportunidade para o crescimento econômico e turístico de municípios. Durante as gravações, Ivane também visitou a cervejaria Trinker, localizada em Garibaldi, que integra a Rota das Cervejas e Queijos. No bate-papo, o empresário Felipe Vidal falou sobre a versatilidade do produto que harmoniza com diferentes tipos de queijos.
“A cerveja Pilsen harmoniza com qualquer tipo de queijo, dependendo da experiência que a gente busca. Pode ser uma harmonização por contraste, por exemplo, com queijos gorgonzola. Vamos ter a suavização da potência do queijo pela Pilsen. Ou podemos pegar um queijo mozzarella e fazer uma harmonização por semelhança com esse tipo de cerveja.
No final de semana de Festiqueijo em Carlos Barbosa e possível conferir de perto esta combinação. Paralelo ao evento, que acontece no Salão Paroquial, os visitantes podem provar as bebidas que integram a rota das cervejas na Vila das Etnias.