Já tradicional na cidade, a Romaria de Caravaggio passa a integrar oficialmente o calendário de eventos de Caxias do Sul. A lei de autoria da vereadora Tatiane Frizzo foi sancionada pelo prefeito Adiló Didomenico nesta quinta-feira (21.09).
“Atualmente fazemos convênios, parcerias, mas essa nova lei nos dá subsídios para outras ações”, pondera o prefeito.
“Com muita alegria incluímos a Romaria no calendário de Caxias. Isso valoriza o evento que já é da nossa cultura, forjada na fé”, comemorou a vereadora.
A secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto, destacou que a lei dá visibilidade para a Romaria e ao destino.
“A lei potencializa o interesse no destino Caxias-Farroupilha, não só durante a Romaria. Dá visibilidade ao turismo religioso e também ao movimento cultural”, pontuou.
Também estavam presentes na sanção a vice-prefeita, Paula Ioris, os secretários de Governo, Flávio Cassina, de Esporte e Lazer, Gabriel Citton, de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, a presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi e o vereador Lucas Diel.
Romaria de Caravaggio
Veja mais sobre Caravaggio
Caminhar, refletir e cuidar. Com o objetivo de estruturar e divulgar para o Brasil e o mundo a rota de fé e turismo criada em 2018, foi formada em Farroupilha a Associação de Voluntários e Apoiadores dos Caminhos de Caravaggio (AVACC). Depois de toda tramitação legal necessária, o grupo de 18 voluntários foi formalizado e já teve a primeira diretoria eleita em evento ocorrido no último mês de julho.
O estatuto aprovado na oportunidade prevê que os principais focos de atuação sejam o auxílio aos peregrinos e apoio aos locais de acolhimento do percurso que liga cinco cidades da região, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha. Outras áreas de atuação são a promoção e o incentivo de políticas de desenvolvimento econômico sustentável, social e cultural dos locais por onde a rota passa, por meio do planejamento e incorporação do turismo sustentável e geração de empregos e renda.
Escolhido pelos associados para o cargo de presidente, o empresário Gilberto Galafassi salienta o envolvimento de diversos setores da comunidade no processo: “Toda essa ideia iniciou quando eu retornei da primeira vez que fiz o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha”.
Veja a matéria completa clicando aqui