A ataque ao engenheiro da Tesla aconteceu em 2021, mas só foi divulgado agora, segundo relato do site The Information. O incidente ocorreu na Gigafábrica da Tesla em Austin, Texas, Estados Unidos. Segundo relatos de outros trabalhadores da linha de produção, o engenheiro trabalhava ajustando o software dos robôs, que tecnicamente estariam desligados no momento.
Um dos três robôs da Tesla, responsáveis por cortar peças a partir de chapas de alumínio recém fundidas, estava ativo e “atacou” o engenheiro. Assim que o engenheiro se aproximou do robô, foi surpreendido e imobilizado com os movimentos pré-programados na máquina, que “enfiou suas garras” no corpo do homem, gerando cortes nas costas e em um dos braços. Após um colega apertar o botão de parada de emergência, o engenheiro conseguiu se desvencilhar do robô, caindo ferido logo a frente.
O portal The Information divulgou ter tido acesso a um relatório detalhado sobre incidentes de lesões em uma fábrica da Tesla, o qual foi encaminhado às autoridades federais e de saúde. Nos Estados Unidos, as fábricas que empregam robôs são legalmente obrigadas a fornecer esses relatórios em caso de acidentes.