
O Rio Grande do Sul registrou nesta sexta-feira o primeiro caso da variante africana ômicron. Trata-se de uma mulher vacinada e residente de Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul na última semana. A confirmação foi feita pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde, que recebeu as amostras na quinta-feira e realizou o sequenciamento, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em tempo recorde.
Por meio de sequenciamento genético em tempo recorde, Estado confirma primeiro caso da variante ômicron https://saude.rs.gov.br/por-meio-de-sequenciamento-genetico-em-tempo-recorde-estado-confirma-primeiro-caso-da-variante-omicron#.YaqCXPsWm0w.twitter
— Secretaria da Saúde (@SES_RS) December 3, 2021
Ainda conforme a pasta, a mulher está em isolamento domiciliar e acompanhada pela vigilância em saúde do município. Ela recebeu duas doses de vacina contra a Covid-19, e apresentou febre. Os contactantes também serão testados para a doença. Informações pessoais estão sendo omitidas para preservar a identidade da paciente.
Com a chegada da nova variante no RS, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, reforçou a necessidade de as pessoas investirem, cada vez mais, nos cuidados básicos, especialmente o uso de máscara e o distanciamento adequado. Além disso, devem procurar as unidades de saúde caso ainda não tenham se vacinado, ou falte alguma dose.
Informações: Correio do Povo