O nível do Rio Caí baixou consideravelmente na manhã desta quarta-feira (4) em São Sebastião do Caí, diminuindo ainda mais o risco aos moradores das áreas ribeirinhas. Ontem, no final do dia, o volume havia estabilizado em 9,90. A forte chuva, provocada por um ciclone que se formou no Sul do País, deixa RS e SC em alerta para cheias.
A equipe da Defesa Civil monitora o rio desde as 5 horas. Em uma hora, entre as 6 horas e as 7 horas, o rio desceu 12 centímetros, chegando a 9,24 metros, segundo o coordenador do órgão, Ênio dos Santos. A cota de inundação, quando os habitantes dos locais às margens do rio precisam ser retirados de casa, acontece quando o nível chega a 10,50 metros.
Para Santos, a situação tende a melhorar porque não houve muita precipitação na Serra, onde fica a cabeceira principal do rio do Vale do Caí.
“Nossa expectativa é que, no decorrer dia, principalmente pela manhã, mesmo havendo chuva nas regiões de cabeceira, dará tempo de escoar este volume que temos no município no momento”, considera Santos.
Fonte: Jornal NH