A Rio Grande Energia (RGE) estima que durante o período do horário de verão, que começa a meia-noite de 4 de novembro, o consumo de energia elétrica reduza em 0,18% nos 255 municípios atendidos pela empresa. A economia deve chegar a marca de 7.159 MWh. O percentual de redução seria suficiente para alimentar toda a rede de Caxias do Sul por um dia ou Passo Fundo por até quatro dias.
Na RGE Sul, a estimativa é de uma redução de 0,13% no consumo de energia elétrica nas 118 cidades da sua área de concessão, o suficiente para abastecer uma cidade como São Leopoldo ou Santa Maria por dois dias.
Com o início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. Este ano, o horário terá duração de 105 dias, com o término a zero hora do dia 16 de fevereiro de 2019.
A iniciativa tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia e diminuir a demanda no horário de pico, das 18 às 21 horas.
A redução no consumo seria capaz de fornecer energia elétrica para as cidades abaixo relacionadas pelo período indicado de dias na tabela: