Comportamento

RGE é alvo de mais de 70 denúncias ao Procon em Bento Gonçalves

Número de reclamações do mês de maio são mais do que cinco vezes as denúncias do mês de abril

(Foto: RGE/Divulgação)
(Foto: RGE/Divulgação)

A empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica RGE continua sendo alvo de denúncias ao Procon de Bento Gonçalves por parte de consumidores.

No mês de abril foram recebidas 14 denúncias. Segundo informações do órgão fiscalizador, do dia 2 até o dia 20 deste mês de maio, 72 reclamações formalizadas referentes à empresa foram feitas, sendo 71 delas relativas às faturas de energia elétrica, com valores muito elevados.

O número de denúncias já é mais do que cinco vezes maior de um mês para o outro.

O Fiscal do Procon de Bento Gonçalves Thiago Duarte dos Santos estima que até o final deste mês o número de denúncias deve ultrapassar 100.

Por que do aumento considerável nos valores das faturas de energia elétrica?

Conforme Resolução Normativa Nº 878, de 24 de março de 2020 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), as companhias de energia elétrica estão autorizadas a realizar a leitura em intervalos diferentes ou não realização da leitura, conforme tratam o inciso IV do art. 85 e o art. 111 da Resolução Normativa nº 414, de 2010, com a realização do faturamento pela média aritmética dos últimos doze meses.

Quais os valores máximos constados nas denúncias?

“Há reclamações onde o consumidor pagava em média de R$ 300,00 a R$ 400,00, e recebeu fatura para pagamento em maio de R$ 900,00”, afirmou o fiscal do Procon.

O que será feito pelo Procon?

O Procon analisa cada denúncia recebida e solicita constantemente esclarecimentos e revisões das faturas.

“A RGE já foi notificada pelo PROCON–BG de ofício, pois os consumidores têm relatado em sua maioria que não sabiam que a cobrança iria correr por média de consumo”, explicou Thiago Duarte.

Segundo o Procon, a RGE já apresentou resposta ao ofício enviado, contendo relatórios descritivo com impostos, taxas e valores dos serviços efetivamente contratados.

A resposta da empresa está sob análise do órgão municipal.

4) Qual o procedimento que deve ser adotado pelos consumidores em relação
ao aumento desproporcional dessas faturas?

O Procon orienta para que os consumidores procurem o órgão para abertura de reclamações, munidos de cópia da fatura a ser contestada, cópia de documentos pessoais e de foto atualizada do medidor de energia.

Os atendimentos estão sendo realizados por agendamento, a fim de evitar aglomerações, através dos telefones 3055-8544 / 3055-8547.

É necessário que os consumidores verifiquem preços muito abusivos nas faturas de energia elétrica para então, se dirigir até o órgão, na prefeitura municipal (Rua Marechal Deodoro), tendo em mãos documentos de identificação e também com a fatura em questão.

Com exceção dos casos onde há previsão de aumento, é importante ao consumidor ficar atento para as cobranças a mais inesperadas em sua fatura.