Agro Rural

Reunião Pública na Câmara de Caxias do Sul apresenta Plano de Desenvolvimento Rural na quinta-feira (28)

O plano visa orientar ações para o desenvolvimento rural da cidade nos próximos vinte anos, com revisões a cada quatro anos; evento de apresentação inicia às 14h, no plenário

O plano de desenvolvimento deve contemplar os aspectos econômicos, ambientais, sociais, culturais, educacionais e de saúde, visando um horizonte de longo prazo, segundo a Secretaria da Agricultura - (Foto: Pexels/Mark Stebnicki)
O plano de desenvolvimento deve contemplar os aspectos econômicos, ambientais, sociais, culturais, educacionais e de saúde, visando um horizonte de longo prazo, segundo a Secretaria da Agricultura - (Foto: Pexels/Mark Stebnicki)

Uma reunião pública para apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) ocorre na próxima quinta-feira (28/03). O evento, promovido pela Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) está programado para ocorrer a partir das 14h, no Plenário Nadyr Rossetti da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, com transmissão pela TV Câmara e pelas redes sociais. O documento contém projetos importantes para o desenvolvimento rural da cidade para os próximos vinte anos.

O PMDR foi elaborado com base em dados censitários, diagnósticos e levantamento de demandas, após uma série de discussões coordenadas pela SMAPA em comunidades rurais do município, durante os anos de 2022 e 2023. O secretário da Agricultura em exercício, Fernando Vissirini Lahm dos Reis, destaca que esses encontros foram uma oportunidade para as pessoas apresentarem suas necessidades individuais e coletivas. O plano aborda diversos segmentos, como saúde, turismo, educação e infraestrutura, identificando pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades.

O plano visa orientar ações para o desenvolvimento rural de Caxias do Sul nos próximos vinte anos, com revisão a cada quatro anos. Segundo Reis, o objetivo é propor um plano de desenvolvimento que contemple os aspectos econômicos, ambientais, sociais, culturais, educacionais e de saúde, visando um horizonte de longo prazo. Ele ressalta que esse documento embasado nas reais demandas das comunidades rurais possibilitará que os futuros gestores estabeleçam diretrizes adequadas.

O processo de elaboração do PMDR contou com a participação de um grupo gestor composto por representantes de diversas entidades, como SMAPA, Emater, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, SEAPI, cooperativas agrícolas, associações e secretarias municipais relevantes. Antes da reunião pública, os resultados foram apresentados ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e aprovados em dezembro de 2023.