
“Do projeto ao primeiro voo” é um painel organizado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) que reunirá governo do Estado, prefeitura de Caxias do Sul e políticos regionais para alinhar a situação atual e direcionar os próximos passos para concretizar o futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha.
Respostas para os prazos de entrega de projetos, licitações de obras, acessos de estradas, sítio do aeroporto, ampliações e entrega do empreendimento devem sair deste encontro, que ocorrerá no dia 29 de setembro, às 10h.
“Todos deverão estar colocando os seus projetos, no estágio em que estão, e os próximos passos. O grande objetivo ao final desta jornada é que tenhamos uma cronologia dos fatos de forma didática”, resume o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro.
As questões referentes aos acessos rodoviários que farão a ligação ao empreendimento no distrito caxiense de Vila Oliva também devem nortear a reunião. De acordo com Celestino Loro, o município comunicou, nos últimos dias, que o processo de licitação de obras deve iniciar até o fim do ano.
“Nós queremos que esse projeto se conclua o mais rápido possível, não há dúvidas que ele vai colocar a Serra Gaúcha como um todo em um outro estágio de desenvolvimento, vai ser um divisor de águas. Talvez, como foi o trem nos anos 1900”, compara.
Segundo os primeiros resultados dos estudos de análise do Aeroporto da Serra Gaúcha, em desenvolvimento pela Infra S.A., aproximadamente 10% dos passageiros que desembarcam no Aeroporto de Porto Alegre têm como destino Caxias do Sul e a região da Serra Gaúcha. Além disso, a empresa estima que o empreendimento terá potencial para movimentar de um a 2,5 milhões de passageiros por ano.
“Quando tivermos voos diários, com múltiplos destinos, ancorados em Caxias, sejam de cargas, sejam de passageiros, nós vamos proporcionar um desenvolvimento muito maior para toda a região”, conclui o presidente da CIC Caxias.
É esperada a presença, no painel, do prefeito de Caxias Adiló Didomenico, do senador gaúcho Luis Carlos Heinze e do secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella. A mediação ficará por conta do presidente da Associação das Entidades Representativas da Classe Empresarial da Serra Gaúcha (CICS Serra), Daniel Bampi.
Últimos movimentos envolvendo o aeroporto
- 31 de agosto: A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu a Licença de Instalação do terminal aeroviário de Vila Oliva. O documento serve para condicionar e restringir ações objetivando a implementação das próximas etapas a serem trabalhadas.
- 4 de agosto: O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) deu início à implantação da adutora que abastecerá a região do novo aeroporto de Vila Oliva. Em um investimento de R$ 9,7 milhões, o projeto prevê que 13.320 metros de rede de PVC com diâmetro de 200mm sejam implantados para distribuir água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre, Sistema Marrecas, à região.
- Agosto: Anúncio de que a estrada que fará a ligação da Região das Hortênsias ao Aeroporto de Vila Oliva será tratada pelo governo do Estado como uma Rodovia Estadual Planejada.