Caxias do Sul

Reunião entre Estado e municípios trata negociações sobre os acessos ao aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul

Próximo passo é finalização de projeto de um dos trechos e orçamentos, para apresentação ao Governador

(Foto: Lucas Munaretti)
(Foto: Lucas Munaretti)

As negociações entre governo do Estado e municípios sobre os acessos ao aeroporto de Vila Oliva tiveram mais uma importante etapa na manhã da última quinta-feira (16), em um encontro realizado em Caxias do Sul. O prefeito Adiló Didomenico recebeu o secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, o diretor do DAER, Luciano Faustino, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e o secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado de Gramado, Germano Junges. Também estavam presentes a vice-prefeita, Paula Ioris, os secretários de Planejamento, Margarete Bender, de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, além de técnicos do município.

A pauta da reunião foi a implementação dos acessos ao aeroporto de Vila Oliva, que irão beneficiar toda a região. Foram abordadas as obras da ligação de São Marcos a Vila Seca, com extensão de 8 quilômetros e projeto executivo concluído; a ligação entre o aeroporto ao via Apanhador na Rota do Sol, com extensão de 14 quilômetros, visando beneficiar os Campos de Cima da Serra e suas áreas turísticas como parques nacional e estadual já concedidos; e a ligação com a Região das Hortênsias.

O acordo é que os projetos e estimativa de custo já prontos serão todos encaminhados ao DAER e a complementação com projetos básicos e os respectivos investimentos. Depois que todo o material estiver concluído, será feita uma reunião na presença do governador Eduardo Leite para definições quanto à participação financeira do Estado nas obras. Essa foi uma demanda que veio do governo estadual.

Costella falou sobre as tratativas da reunião, bem como os investimentos para a região em relação ao aeroporto. “Tratamos, na verdade, os investimentos coordenados pela administração municipal, do futuro aeroporto da Vila Oliva. O Governo do Estado, por determinação do governador Eduardo Leite, nos delegou a tarefa de exatamente, entre nós, buscarmos soluções. Não apenas na questão do aeroporto, mas também os acessos que ligam o aeroporto. Imagina, acabar construindo um aeroporto, com mais de R$ 200 milhões de investimento, que trará desenvolvimento em todos os setores, não apenas para Caxias do Sul mas para toda a região e o Estado do Rio Grande do Sul, e a sociedade se perguntar: como chega no aeroporto? Pois bem, o Estado do RS, certamente em parceria com os municípios, buscará o convênio, a parceria, para termos acessos, as ligações regionais”.

O prefeito Adiló Didomenico abordou também o trecho de acesso que liga Caxias passando por Fazenda Souza, que se trata de uma via estadual (VRS), e que deve inserir o anel de contorno da sede do distrito. Esse contorno desviará o maior fluxo de veículos do centro de Fazenda Souza. Este assunto também está sendo encaminhado ao DAER.

O encontro é continuidade de uma reunião entre a vice-prefeita, os secretários Margarete e Alfonso, há cerca de um mês, na sede do DAER, onde foram recebidos pro Costella e Faustino.

Fotos: Lucas Munaretti

(Foto: Lucas Munaretti)