O setor de turismo comemorou a retomada parcial das operações no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Na segunda-feira (15), o terminal voltou a realizar os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros. Em outubro, o aeroporto será parcialmente reaberto para voos, com 50 chegadas e partidas diárias. Até lá, os voos continuam sendo operados na Base Aérea de Canoas.
Para o presidente da ABAV-RS (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul), João Augusto Machado, essa movimentação de passageiros novamente no local de costume é um passo relevante para recuperar a normalidade tão aguardada pelo setor de viagens.
“Sabemos que o cenário ainda não é o ideal, que existem inconvenientes, mas já é uma importante sinalização de que as coisas vão, sim, voltar ao normal”, afirmou.
O check-in de passageiros e controle de segurança utiliza a parte que não foi impactada pela enchente, nos pisos 2 e 3, e possibilita viabilizar esses processos de forma mais ágil e eficaz do que no terminal instalado no Park Shopping Canoas. Essa eficiência foi observada pela vice-presidente Financeira da ABAV-RS, Chayenna de Amorim. “Estamos felizes. As coisas acontecem gradativamente e cada passo simboliza um respiro para o turismo gaúcho. Sabemos o quanto a volta do aeroporto de Porto Alegre é importante para o nosso setor”, declarou Chayenna.
Segundo a ABAV-RS, que representa mais de 180 empresas de turismo, o pleno retorno das operações do Salgado Filho é o ponto-chave para a retomada econômica do segmento no Estado. “Para as agências de viagens, o principal desafio atualmente é o aeroporto. A partir do momento que ele estiver operando em sua totalidade e retomarmos a quantidade de voos habitual, o turismo voltará a crescer com certeza”, acrescentou o presidente da associação.
A entidade também realiza iniciativas para ajudar os profissionais do setor afetados pelas enchentes históricas que assolaram o RS em maio.
Retomada de Voos
Administrado pela Fraport, o aeroporto Salgado Filho será parcialmente reaberto para voos em outubro. O anúncio foi feito na terça-feira (16) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Segundo ele, a expectativa é de que o terminal opere com 100% da capacidade até dezembro.
“Agora, no mês de outubro, nós iremos reabrir parcialmente o aeroporto Salgado Filho, com 50 voos diários, o que equivale a 350 voos semanais”, explicou o ministro.
“Até dezembro, o aeroporto Salgado Filho estará 100% aberto e operando como estava sendo operado antes da enchente que ocorreu, infelizmente, no Estado do Rio Grande do Sul”, complementou.