Bento Gonçalves

Restabelecimento das casas afetadas pelas chuvas em Bento Gonçalves inicia segunda fase

Três equipes vão avaliar os impactos dos eventos climáticos em 171 residências da região de Faria Lemos e Tuiuty

Restabelecimento das casas afetadas pelas chuvas em Bento Gonçalves inicia segunda fase
Foto: Divulgação/Jose Martim Estefanon/ASCOM - PMBG

Nesta segunda-feira (10), ocorreu em Bento Gonçalves uma reunião sobre a segunda etapa da ação de restabelecimento das casas afetadas pelas chuvas no município. Durante o encontro, nas dependências da Secretaria de Segurança (Semseg), foram formadas três equipes compostas por membros da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e engenheiros do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB).

As equipes terão a responsabilidade de vistoriar áreas de pequeno, médio e grande impacto, avaliar as condições das residências e informar os moradores sobre a possibilidade de retorno às suas casas. No total, 171 residências nas áreas de risco em Faria Lemos e Tuiuty serão avaliadas. Paralelamente, outras 138 famílias já estão recebendo orientações para retornar às suas casas.

O Secretário de Segurança, Tenente-Coronel Paulo César de Carvalho, destacou a continuidade dos trabalhos.

“A primeira etapa foi realizada pelos geólogos, onde foi feito o mapeamento dos locais de risco. Depois foram instalados aparelhos que auxiliam no estudo. Agora, montamos três equipes para verificar as casas e conversar com os moradores e orientá-los para os procedimentos perante a Prefeitura. É uma força-tarefa essencial para o reestabelecimento e anseios dos moradores destas regiões”, afirma.

A diretora do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer, salienta que a ação visa a segurança dos moradores.

“Essa ação é muito importante porque as pessoas que vão voltar para a sua casa vão ter a segurança de que não vão estar em risco, se o solo apresenta rachaduras, entre outras características que possam colocar em perigo o morador, serão emitidos laudos sobre a possibilidade de retorno ou não”, declara.

Também participaram da reunião o coordenador da Defesa Civil de São João Batista, Kleber de Moura, e sua equipe técnica, que estão auxiliando nos trabalhos.