O caminho em busca do tetracampeonato da Libertadores iniciou-se com uma derrota para o Grêmio. Na noite desta terça-feira, na altitude de La Paz, os reservas do clube gaúcho foram superados pelo The Strongest (BOL) por 2 a 0, no Hernando Siles. Ursino e Triverio marcaram para os bolivianos. Na próxima terça-feira, às 19h, o Grêmio enfrentará o Huachipato (CHI) na Arena, pela segunda rodada do Grupo C.
No confronto entre os suplentes do Grêmio e a qualidade limitada dos bolivianos, o nível técnico da partida sofreu. Apesar da vantagem local, o The Strongest não imprimiu muito ritmo ao jogo, enquanto os gremistas não conseguiram capitalizar as oportunidades devido à marcação adversária.
Gol sofrido cedo e dificuldades na altitude Como esperado, o The Strongest iniciou com mais ímpeto e dominou os primeiros minutos no Hernando Siles. Aos 10 minutos, Daniel Lino tentou um cruzamento da esquerda que acabou se tornando um chute direto ao gol. Por sorte dos gremistas, a bola bateu no travessão de Marchesín e saiu.
Na segunda oportunidade, cinco minutos mais tarde, os Tigres abriram o placar. Novamente pela esquerda, Daniel Lino cruzou e Ursino, livre na segunda trave, cabeceou no ângulo direito, sem chances para o goleiro argentino: 1 a 0.
Após o gol sofrido, o Grêmio despertou e passou a apresentar maior presença ofensiva, principalmente pelo lado esquerdo com Nathan Fernandes. Aos 29 minutos, o Tricolor finalizou pela primeira vez com João Pedro Galvão, após passe de Galdino. Viscarra fez a defesa sem muitas dificuldades.
Aos 36 minutos, Nathan Fernandes avançou em velocidade pela esquerda, cortou para dentro e chutou à esquerda da meta dos donos da casa. O The Strongest quase ampliou aos 43, quando Ortega driblou na área e chutou para uma grande defesa de Marchesín.
Grêmio melhora, mas sofre o segundo gol No segundo tempo, o Grêmio quase empatou logo no primeiro minuto, com João Pedro Galvão finalizando e Viscarra soltando a bola, permitindo que Everton Galdino chutasse em cima do goleiro boliviano. Aos 8 minutos, Galdino avançou pela meia direita e soltou um chute forte, exigindo uma boa defesa de Viscarra.
Para dar mais fôlego ao time, Renato Portaluppi fez as substituições de Cheron e Zé Guilherme. No entanto, não surtiu efeito, já que os donos da casa ampliaram a vantagem dez minutos depois. Aos 27 minutos, Ursino cobrou falta, Marchesín fez uma defesa espetacular − a bola ainda tocou na trave. Na sobra, Amoroso cruzou e Triverio cabeceou para o gol: 2 a 0. Arrascaita ainda quase marcou o terceiro gol no final da partida.
*Via Correio do Povo