A permanência do estudante por mais tempo na escola para evitar a evasão escolar e melhorar a educação do país foi defendida pelo reitor do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Wilson de Matos Silva, na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira, dia 25. A palestra teve como tema “Empreendedorismo e educação” e explanou a visão empreendedora do fundador de um dos dez maiores grupos de educação do Brasil.
Na fala, Matos criticou a educação brasileira e definiu que os problemas são de ordem estrutural e cultural. Além disso, ele também questionou a alta porcentagem de faltas aceitas pelas instituições, que atualmente é de 25%.
Para o reitor da Unicesumar, a escola de tempo integral é a única saída para amenizar os problemas educacionais do país. Hoje, segundo ele, o tempo efetivo de aprendizagem do estudante em sala de aula é de apenas 2h30min. “Só vai haver justiça social quando tiver educação de qualidade. O pressuposto mínimo para essa educação é a aprendizagem em tempo integral, na qual o aluno aprende pelo menos por 6h diárias. Estamos crescendo abaixo da média mundial e não temos chances de crescer enquanto tivermos esse tipo de governo que não valoriza a educação e essa escola que temos hoje”, argumenta Wilson.
Fundada em 1990, a Unicesumar está posicionada entre 4% das melhores instituições de ensino superior do País. A instituição, que está relacionada entre os dez maiores grupos de educação do Brasil, conta hoje com 92 mil alunos em todo o território nacional e segue em processo de expansão. De acordo com o reitor, a meta é chegar a 2020 com 180 mil alunos.