Comportamento

Reitor da UCS projeta ampliações, mais cursos e novas linhas de pesquisas para 2023

O ano de 2022 foi marcado por grandes parceiras

Reitor da UCS projeta ampliações, mais cursos e novas linhas de pesquisas para 2023
Foto: Leouve / Reprodução

Em maio de 2022, Gelson Rech e Asdrubal Falavigna assumiram a reitoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), encarando novos desafios, projetos e planejamentos para o futuro. Ao longo deste tempo, muitas parceiras e eventos significativos foram contemplados. Contudo, a reitoria tem um novo desafio pela frente – encarar o ano de 2023 conduzindo uma das maiores faculdades do sul do Brasil.

Com o sentimento de dever cumprido, o reitor da instituição, Gelson Rech comenta que possui uma grande equipe, robusta e comprometida, e, por isto, está muito contente de possuir pessoas ao seu lado que se doam ao projeto institucional da UCS.

“Temos um projeto e anunciamos de ser a melhor universidade comunitária do Rio Grande do Sul. Conseguimos evidências para a construção desta visão com muitas avaliações do MEC – nota 4 e 5 dos nossos cursos – 19 avaliações em que fomos submetidos – dez avaliações com nota 5 – nove com nota 4”, salientou.

Gelson relata que a equipe passou por um processo de aprendizagem muto grande em 7 meses.

A nossa instituição, por ser a maior comunitária do RS, de receber muitas pessoas e ter muitos projetos, teve este ano uma feira tecnológica com a visita do Ministro da Ciência e Inovação, Paulo Alvim, movimentamos a comunidade com parcerias, com alianças, com a Universidade Federal do RS – UERGS. Foi um ano de muitas parcerias, contratos e convênios”.

Planejamento para 2023

Por fim, o reitor planeja 2023 com ampliação na estrutura da UCS, novas linhas de projetos e pesquisa, além de novidades nos cursos.

Estamos trabalhando fortemente a ideia de inovação e da pesquisa ao lado daquilo que é nossa matriz básica, que é o ensino. Se tratando de pesquisa e pós-graduação, estamos promovendo a abertura de mais programas de abertura de mestrado e doutorado para o ano que vem. Inovação com mais captação de projetos e, sobretudo, a efetivação da ampliação do parque de Ciência e Tecnologia com recurso a fundo perdido da FINEP de R$ 13.200 milhões para ampliação de 10 mil metros quadrados do espaço da TECNOUCS, para fortalecer o ecossistema de inovação” finalizou.

Vale destacar que na última semana, a UCS, por meio do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, o Sicredi CooperUCS e o Sebrae, se uniram e lançaram o espaço Coopera+. O objetivo da união e do lançamento do projeto é potencializar o empreendedorismo das micro e pequenas empresas da Serra Gaúcha.

[su_youtube_advanced url=”https://www.youtube.com/watch?v=8Kh1Wjpl_dI”]