Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Farroupilha, na noite desta segunda-feira (21), a Universidade de Caxias do Sul, representada pelo reitor Evaldo Kuiava e pelo professor Diego Piazza, foi convidada para explanar sobre o projeto UCSGraphene.
Oriundo do carbono, o grafeno é um componente utilizado atualmente por equipamentos de nanotecnologia, como telas de celulares, peças de processamento e arquivamento de dados, baterias; podendo agir também no processo de filtração da água. O material é considerado o mais leve, fino e resistente do mundo, e suas aplicações permitirão desenvolver produtos com alta resistência e baixo impacto ambiental.
Em operação desde abril de 2020, a UCSGraphene é uma planta de produção instalada no Parque de Ciências Tecnologia e Inovação da Universidade, o qual desenvolve os estudos e o composto para as empresas privadas parceiras do Projeto.
Atualmente, conforme o professor, o projeto possui um processo nacional, desde os insumos até o resultado final. A ação conta com cerca de 130 empresas, dessas, 7% são gaúchas. Com uma produção de 500kg/ano de grafeno, a UCS planeja alcançar 5 mil kg/ano.
Com base nos esclarecimentos, os parlamentares, buscarão juntamente com a prefeitura e entidades de classe apoiar o fomento de novos parceiros ao projeto, a fim de referenciar o município como um polo de desenvolvimento tecnológico.