Comportamento

Reconstrução da ponte pênsil, entre Torres e Passo de Torres, deve estar concluída em breve

O próximo passo da restauração será a fixação das madeiras para a travessia de pedestres na ponte

Reconstrução da ponte pênsil deve estar concluída em breve
Foto: Guilherme Almeida/ CP

A reforma da ponte pênsil sobre o Rio Mampituba, no limite entre Torres, no Litoral Norte, e Passo de Torres, em Santa Catarina, está próxima do final. No dia 20 de fevereiro de 2023, cerca de 100 pessoas retornavam do lado catarinense após uma festa de Carnaval, passando sob a ponte, que acabou tendo os cabos de aço rompidos, deixando vários feridos e provocando a morte do jovem Brian Grandi, de 20 anos.

Os novos cabos de sustentação da ponte pênsil foram hasteados do lado catarinense para o gaúcho. Os trabalhos duraram três dias. Durante as obras, o fluxo de embarcações marítimas acabou bloqueado no Rio Mampituba, sob a supervisão da Marinha do Brasil, que manteve uma equipe monitorando a obra e as embarcações. A prefeitura de Passo de Torres também acompanhou todo o processo com moto aquática e fez ações de divulgação sobre o impedimento da navegação naquele trecho da obra para o pessoal das marinas, estaleiros e das embarcações que ficam às margens do rio Mampituba.

O próximo passo da restauração será a fixação das madeiras para a travessia de pedestres na ponte. Este processo deve levar mais umas três semanas para ser finalizado. A reforma na ponte começou a ser feita em meados do ano passado. De acordo com a Secretária de Meio Ambiente e Planejamento de Passo de Torres, o custo total da obra vai chegar aos R$ 700 mil.

Fonte: Correio do Povo