O início do mês de abril marca um importante momento para a cidade de Caxias do Sul. Nesta segunda-feira (1º), a partir das 14h, o lar de idosos no Recanto da Compaixão Frei Salvador vai receber seus primeiros cinco moradores, duas inclusive são centenárias.
Inicialmente 47 pessoas vão poder conviver ali. Os idosos vão ser recebidos pelo coordenador do projeto, Frei Jaime Bettega, e pela equipe de funcionários da instituição. O espaço será de 1.406,40m² no primeiro andar.
Obras ainda estão ocorrendo no primeiro e também no segundo subsolo. Este centro de acolhimento já havia sido inaugurado no final de novembro do ano passado, mas sem entrar em funcionamento. A expectativa é que no local, onde foram investidos R$ 4 milhões através de um financiamento do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social, o Pró-Social, 125 pessoas sejam atendidas.
O lar de idosos no Recanto da Compaixão Frei Salvador contará com enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores, limpeza geral, cozinha, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo e trabalhadores da área administrativa.
Moradores ilustres
Entre os primeiros cinco moradores do espaço, duas em especial são exemplos de longevidade. Albertina Alves de Albuquerque, 114 anos e outra moradora, que não teve seu nome divulgado, de 102 anos, serão acolhidas desde o primeiro dia.
Albuquerque, que é a pessoa mais velha morando em Caxias do Sul, nasceu no município de Bom Jesus e depois foi registrada em Caxias. A outra centenária é natural de Vacaria, migrando posteriormente para a cidade caxiense.