Últimas notícias

A quentinha do Alvimar ou uma carreira que virou pó

A quentinha do Alvimar ou uma carreira que virou pó


Pra usar as belas palavras do senador tucano, poucas vezes eu vi uma conversa tão escrota como essa onde o chefe cobra a lealdade perdida do cupincha gravada pela Polícia Federal com a devida autorização judicial.

O tal sermão do Aécio Neves no Zezé Perrella tem requintes de uma cobrança entre mafiosos, tem ameaças veladas e mágoas declaradas como uma legítima novela mexicana, mas – pasmem, senhores – é um diálogo entre dois próceres senadores da República.

A verdade é que a conversa gravada em abril escancara um pouco mais da conduta nada republicana do mineirinho, envolvido até o pescoço por suspeitas de ter recebido uma bolada de propina da JBS, citado por vários delatores escalados na Lava-jato e capitão do time dos corruptos no escândalo de furnas que ainda não estourou.

Arrastado no redemoinho do “mar de lama”, Aécio vê o que ainda restava da sua reputação de pretendente à presidência da república das bananas na política tupiniquim se esfarelar diante dos seis inquéritos a que responde no Supremo Tribunal Federal, e agora ainda vai ter que enfrentar acusações de tentar barrar as investigações da polícia, da tentativa de acesso aos depoimentos do processo por lavagem de dinheiro e corrupção no caso de Furnas, até os xingamentos ao até ontem ministro da Justiça que não tratou de travar a Lava-jato enquanto ainda era tempo.

Mas é claro que eles negam republicanamente qualquer irregularidade. Tudo devidamente declarado, tudo devidamente aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Mas como dois atores canastrões, eles não convencem nem quando tentam se defender.

A verdade é que não tem campanha financiada na lua e nenhuma ação divina que livre Aécio Neves da Justiça, que limpe a cabeleira do Zezé ou que possa evitar que o próximo almoço seja uma das quentinhas do Alvimar na canadura.

Porque depois que o dono do helicóptero, aquele mesmo dos 450 quilos de cocaína, disse em tom de ironia que não faz nada de errado, só trafica drogas, o que é que dá pra esperar desses senhores?

Sei não, mas enquanto a gente fica aqui esperando, parece cada vez mais claro que a carreira do mineirinho virou pó.