O trecho do km 181 da Rota do Sol (RSC-453), entre Caxias do Sul e São Francisco de Paula, exige a atenção dos motoristas nesta sexta-feira (14). Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), uma árvore caiu sobre a fiação elétrica e oferece riscos ao tráfego de veículos. No entanto, a estrada não está bloqueada. A remoção da árvore deve ocorrer ao longo do dia pela Rio Grande Energia (RGE), que foi acionada pela autarquia para resolver o problema.
BR-116
O trecho do quilômetro 181 da BR-116, bloqueado nesta quinta (13) após deslizamentos de pedra e terra, foi liberado novamente para tráfego de veículos leves a partir das 08h30min desta sexta-feira (14), entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. O sistema segue no mesmo modelo Pare e Siga.
Bloqueios causados pelas chuvas
– ERS-129 e ERS-130: A ERS-129 está interditada nos quilômetros 13 e 14 (Bom Retiro do Sul – Estrela) e 50 (Estrela – Colinas). Já na ERS-130 a interrupção do trânsito ocorre nos quilômetros 29 e 31 (General Câmara – Mariante). Por enquanto, os motoristas devem utilizar como desvio as rodovias municipais para trafegar na ERS-129, entre Estrela e Colinas. Nos demais pontos, não há rotas alternativas.
– VRS-826: Em razão da previsão de chuvas para esta semana, o trânsito segue totalmente bloqueado no trecho do quilômetro 9,2, entre Farroupilha e Alto Feliz, por precaução. Após o tempo se estabilizar, se não existirem trincas no local, o trânsito será liberado.
– ERS-030: está interditada a Ponte do Caraá, no quilômetro 1,7, entre Santo Antônio da Patrulha e Caraá, no Litoral Norte. No local, foi construído um desvio emergencial ao lado da estrutura derrubada pelas chuvas, onde passavam caminhões de pequeno e médio porte e um veículo de passeio por vez. Porém, na quarta-feira (12/7), houve o transbordamento do Arroio Carvalho e a passagem está interditada no momento.
– ERS-494: o trânsito está interditado na ponte do Morro Azul, no quilômetro 6,9, entre Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul, no Litoral Norte. A cabeceira da estrutura cedeu após as chuvas intensas ocorridas em junho. O Daer construiu uma passagem molhada no trecho. No entanto, as chuvas ocorridas na madrugada de sexta-feira romperam o desvio. Equipes do Daer irão programar os reparos necessários, que devem acontecer assim que as condições climáticas permitirem.