Caxias do Sul

Quatro em cada dez caxienses devem adquirir presentes no Dia dos Pais, aponta pesquisa

Ticket médio das compras será de R$273,99, com cada consumidor adquirindo ao menos um produto

Itens de vestuário (49,2%), calçados (17,4%) e perfumes e cosméticos (12%) estão entre os preferidos para presentear neste Dia dos Pais
Itens de vestuário (49,2%), calçados (17,4%) e perfumes e cosméticos (12%) estão entre os preferidos para presentear neste Dia dos Pais (Foto: Alencar Turella/CDL Caxias/Divulgação)

A CDL Caxias realizou recentemente a sua tradicional pesquisa de intenção de compras para o dia Dia dos Pais, comemorado no dia 13 de agosto. Conforme o levantamento da entidade, as vendas devem se manter estáveis em comparação com o ano passado, o que já era esperado. Assim, somente quatro em cada dez moradores de Caxias do Sul devem adquirir presentes. Foram entrevistadas 955 pessoas em diferentes pontos da cidade.

De acordo com o estudo, haverá uma redução de 12,3% na intenção de compras da população, o que possivelmente impactará no volume de negócios. Mas, para os pesquisadores da CDL Caxias, isso será amenizado por um incremento de 14,4% no ticket médio, que deve ficar em R$273,99, com cada consumidor adquirindo em média um produto. O coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da entidade, Cleber Figueredo destaca que os consumidores estão mais cautelosos.

“A inflação, que prejudicou mais alguns segmentos como o vestuário, e o aumento da inadimplência são fatores que colaboram para a redução das compras e recaem para que os clientes busquem alternativas mais em conta para presentear”.

O levantamento da CDL Caxias sobre a intenção de compras no Dia dos Pais aponta que 70% dos entrevistados já sabem o que vão comprar. As peças de vestuário(49,2%), os calçados (17,4%) e perfumes e cosméticos (12%) lideram as buscas. Ainda, 65% dará presentes aos pais, 24,1% para os parceiros e 3,1% os sogros.

De acordo com Figueiredo, uma questão que pesa para o consumidor escolher fazer a compra em um determinado local é o atendimento. A qualidade dos produtos, além do preço e das condições de pagamento também podem influenciar na tomada de decisão.

“Os consumidores valorizam estabelecimentos que tenham vendedores que atendam com atenção, expliquem sobre os produtos e ajudem na escolha dos itens e que também ofereçam produtos diversificados e de qualidade”.

A pesquisa da CDL Caxias também confirmou uma característica do brasileiro: deixar as compras para a última hora. Cerca de 44% dos entrevistados afirmaram que vão adquirir os presentes na semana, e outros 24,3% na véspera.

Além dos presentes, 86,3% dos consumidores pretendem fazer algo diferente no dia 13 de agosto. Pouco mais de 74% vão realizar um almoço em casa, 18% vão a restaurante e 7,5% farão um passeio ou viagem.