Bento Gonçalves

Projeto que previa retirada de recursos da educação para a saúde é tirado de pauta em Bento Gonçalves

Projeto que previa retirada de recursos da educação para a saúde é tirado de pauta em Bento Gonçalves

Após vários debates entre vereadores e uma audiência pública na qual a comunidade demonstrou insatisfação total com a mudança na Lei Orçamentária de Bento Gonçalves o governo municipal do prefeito Diogo Siqueira recuou e retirou de pauta o projeto. O líder de governo, vereador Jocelito Tonietto, apresentou pedido na terça-feira (29). O projeto previa reduzir de 30% o orçamento da Educação para 25%. A intenção do governo era usar os cinco pontos percentuais para investir na Saúde, e, conforme informações dos bastidores, acelerar a conclusão das obras do Complexo Municipal de Saúde. Conjecturas e objetivos governamentais a parte, pelo menos por esse ano os recursos permanecerão como estão.

Confira nota publicada no site do Município.

A maior prioridade de Bento Gonçalves é a vida das pessoas.

O aumento de recursos para a educação de Bento Gonçalves é uma realidade. De um lado, temos as alterações no Fundeb, que injetarão mais e novos investimentos no ensino de nossos alunos. De outro, temos a o crescimento da arrecadação do Município, que, por força de lei, acarretará também em mais verbas para nossas escolas. O projeto que propusemos à câmara atualizando os percentuais de investimento permitiria manter o crescimento dos recursos de educação e, ao mesmo tempo, ampliar o investimento em outras áreas cruciais para o momento, como saúde. Contudo, não houve a compreensão do projeto em sua totalidade. E, quando as coisas não estão claras para o cidadão, cabe ao poder público debater e explicar melhor. Por isso, solicitamos a retirada desse projeto da tramitação na Câmara de Vereadores, o que foi realizado nesta terça-feira (29), pelo líder de Governo, Jocelito Tonietto.

Seguiremos avaliando as melhores alternativas, construindo novos caminhos com a participação da comunidade e de seus representantes. O ensino dos nossos alunos é muito importante. Prova disso é que o município está construindo duas escolas, e as obras de uma terceira instituição de ensino começarão em breve. Vamos seguir unindo esforços e trabalhando por Bento — tendo sempre a vida das pessoas como prioridade.