Caxias do Sul

Projeto "Julho das Pretas" é aprovado no Legislativo caxiense

Após aprovação no Executivo, projeto será incluso no calendário oficial do município

Projeto "Julho das Pretas" é aprovado no Legislativo caxiense
(Vereadora Estela Balardin na tribuna da Câmara - Foto: Divulgação)

Em comemoração ao dia 25 de julho, o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, o Projeto de Lei “Julho das Pretas” foi aprovado em sessão ordinária no dia 21 de julho na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O mesmo é de autoria da vereadora Estela Balardin (PT) e tem como objetivo promover campanhas direcionadas à comunidade, principalmente, alcançar as mulheres negras e levando cultura à população caxiense.

(Vereadora Estela Balardin na tribuna da Câmara – Foto: Divulgação)

Representando a mulher negra no Legislativo caxiense, Estela Balardin retorna após uma pausa em virtude de sua saúde. Tendo aprovação de um projeto de cunho social em seu retorno, a parlamentar salienta a importância de se debater o assunto tão importante para a sociedade. “É uma questão que, estruturalmente, a gente sabe que condiciona, com que parte da população tenha sua vida muito mais precarizada na questão do acesso aos direitos, na questão da própria auto-estima, do orgulho de sua história, de suas raízes, de seu traço, de seu cabelo, como é o caso principalmente de nós mulheres negras. No dia 25 de julho se comemora o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, e foi comemorado pela primeira vez no Rio Grande do Sul na cidade de Caxias do Sul. Isso demonstra que nossa cidade tem esta cultura, e que isso é presente nas nossas vidas. A gente precisa falar mais sobre isso, dar mais visibilidade para que cada vez mais a gente avance e veja menos casos de racismo acontecendo, e vejamos mais mulheres negras se amando a cada dia”.

O projeto aprovado na Câmara segue agora para sanção no poder Executivo. Após, o Julho das Pretas deve ser lembrado anualmente na cidade, integrando o calendário oficial do município, onde serão promovidas campanhas, para sensibilizar e conscientizar a população quanto à necessidade de superação das desigualdades de gênero e raça, evidenciando também o protagonismo da mulher negra.  Além disso, no ano de 2021, foram realizadas atividades em alusão à data.

“Eu não posso deixar de dizer que um dos fatos que foi trazido fortemente durante o debate é a questão de haver segregação a partir de um projeto desse. É importante pautarmos que não. Que projetos assim trazem a valorização de temas como esse, para que a gente consiga alterar a estrutura da nossa sociedade, e quero reforçar bastante isso, que o racismo, infelizmente, é uma questão estrutural que a gente precisa vencer coletivamente. Caxias precisa enxergar que esse projeto é para todos nós. Quando a gente avança como sociedade, todos ganham melhores condições de vida e melhores direitos, a sociedade em si fica melhor”, finaliza a vereadora Estela.