Comportamento

Projeto educativo visa conscientizar crianças sobre perigos no trânsito, em Farroupilha

Aulas são realizadas de forma voluntária

TRÂNSITO
Foto: Divulgação

Cada vez mais o trânsito se mostra um ambiente hostil e perigoso para todos. A pressa aliada muitas vezes a imprudência, faz com que diversos acidentes sejam registrados diariamente nas mais diversas regiões. Essa situação só poderá ser, ao menos amenizada se desde pequenos os futuros condutores tenham total consciência de situações que envolvem o tráfego de veículos diariamente.

Em Farroupilha, existe um projeto no qual busca conscientizar as crianças, que se chama “Professor Manoel e o trem da educação”, este que é trabalhado totalmente de forma voluntária. Manoel é Guarda Civil.

O projeto da Guarda Civil chamava-se “Eduque agora, eduque pela vida”, porém, sem a estrutura necessária do Governo Municipal, ela deixou de existir. Por iniciativa própria para não deixar as crianças sem conhecimento, ele realiza tardes divertidas e educativas. O trem é um quadricíclo que puxa tonéis.

As aulas são baseadas na utilização de faixa de pedestre, uso de cinto de segurança, perigo aos dirigir utilizando o celular, comportamento de crianças dentro de veículos entre outras coisas.

A dinâmica segue da seguinte forma. Primeiramente eles entram no trenzinho e são orientadas a colocar o cinto de segurança. Depois desta etapa, são colocadas em prática os avisos básicos do trânsito. Durante o passeio há uma abordagem fictícia por um policial que confere o cinto do motorista e passageiros e multa o condutor que está usando o celular.

O professor Manoel falou sobre a iniciativa de realizar as aulas voluntariamente e também sobre educar crianças que um dia também serão motoristas:

“A introdução do trenzinho nas aulas veio para trazer a ludicidade onde as crianças aprendem sobre o uso do cinto de segurança, faixa de pedestre, comportamento no interior dos veículos entre outras boas condutas para melhorar a segurança no trânsito. Eu como professor acredito muito na educação. Quanto mais cedo a introdução desse assunto nas escolas e nas comunidades, mais vamos criando uma base forte de responsabilidade e conhecimento, não só para as crianças como para seu seio familiar”, ressaltou o professor.

Algumas crianças são escolhidas também para serem “guardas mirins”, assim tendo maior noção das obrigatoriedades ao transitar pelas ruas. Dois domingos por mês são realizadas aulas voluntárias no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha.

“As crianças são ótimas multiplicadoras, e depois das aulas elas cobram os pais e motoristas das vans para que esses cumpram as leis. Estou realizando um sonho como educador e acredito que vamos colher os frutos de futuros motoristas conscientes, educados e responsáveis. O trânsito é um fenômeno coletivo e por isso a importância de cuidarmos uns dos outros”, relembrou Manoel.

Como exemplo de sucesso do projeto, em um evento realizado no centro da cidade mais de 300 crianças estiveram presentes. Se alguma instituição de ensino tiver interesse em contar com alguma aula experimental, pode entrar em contato diretamente com Manoel através do telefone (54) 9 9658-8734.

Fotos: Divulgação